2º Mutirão de Emprego no Sindicato dos Comerciários reúne 6 mil pessoas

06/08/2018

O 2º Mutirão de Emprego promovido pelo Sindicato dos Comerciários de São Paulo e a União Geral dos Trabalhadores (UGT), em parceria com diversas empresas que disponibilizaram 4 mil vagas de emprego, reuniu 6 mil pessoas nesta segunda-feira (06), no Vale do Anhangabaú.

A ação, que tem como objetivo ampliar a relação entre o Sindicato e os trabalhadores, aumentando o número de sindicalizados e contribuindo para diminuir a fila do desemprego, recebeu uma adesão muito grande do setor empresarial. “Temos hoje aqui os empresários, que abraçaram essa iniciativa e a prefeitura de São Paulo, que também está nos auxiliando e mostrando que o Sindicato pode cumprir esse papel de intermediador para diminuir a fila do desemprego”, explicou Ricardo Patah, presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo.

“Essa ação mostra também a relação entre nós do sindicato de trabalhadores e o setor patronal, pois no momento das negociações, cada um defende um ponto de vista seguindo a sua ótica, mas fora isso, o que existe é uma relação de respeito, pois sem o trabalhador, não existe o empregador e vice-versa”, diz Patah.

Segundo Ricardo, realizar essa ação é uma mistura de sentimentos, de um lado a satisfação de saber que desta forma o Sindicato está ajudando as pessoas a encontrarem a tão sonhada vaga de carteira assinada e de outro, a tristeza em ver a quantidade de pessoas em busca de uma oportunidade. “É duro saber que já tinha gente desde sábado na porta do Sindicato em busca de uma vaga, em compensação é gratificante saber que estamos contribuindo para reinserir essas pessoas no mercado de trabalho”, conclui o dirigente.

No sábado, havia começado a chegar os primeiros candidatos e na tarde deste domingo (05), uma enorme fila começou a se formar na frente do Sindicato. Por volta das 5 horas da manhã, cerca de 3 mil pessoas já estavam esperando o início da distribuição das senhas para participar do processo seletivo junto ao Recursos Humanos das empresas, que estão nas dependências do sindicato para avaliar os candidatos.

Pedro Pereira, mora com a noiva, é formado em publicidade e propaganda está desempregado há 1 ano. Compareceu ao 2º Mutirão com a esperança de já sair empregado. “Esta é uma ótima ação, é muito bom que estão fazendo isso, o ideal era que tivesse mais ações conjuntas com outros sindicatos para estar ajudando as pessoas”, comentou o candidato.