UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

09/08 - Dia Internacional dos Povos Indígenas


09/08/2018

Em 9 de agosto é comemorado o Dia Internacional dos Povos Indígenas. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em dezembro de 1994, numa referência ao dia da primeira reunião do Grupo de Trabalho das Nações Unidas sobre Populações Indígenas, realizada em Genebra, em 1982.

 

Em 1985, esse Grupo, com a participação do Brasil, deu início aos preparativos da minuta da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas, aprovada em 2007 pela Assembléia Geral das Nações Unidas.

 

Para conhecer a Declaração, acesse: http://www.un.org/esa/socdev/unpfii/documents/DRIPS_pt.pdf.

 

Sindicalismo na luta pelos povos indígenas

 

A União Geral dos Trabalhadores (UGT) possui uma Secretaria Nacional dos Povos Indígenas. A Central repudia a dependência dessa população de políticas assistencialistas e busca o cumprimento de seus direitos.

 

A UGT luta para que o indígena seja reconhecido como um trabalhador, não devendo ser excluído da legislação que assegura os direitos trabalhistas, e mais do que isso: para que seja reconhecido como cidadão, protegido pela lei e pelos direitos sociais.

 

A Central desenvolve um trabalho inédito no meio sindical junto aos povos indígenas do Tocantins: o projeto “Ilha do Bananal – Desenvolvimento Local”, que promove a capacitação das populações das etnias Javaé e Karajá, das aldeias Txuiri e Canuanã, em nome de uma gestão própria no processo de desenvolvimento.

 

Iniciado em 2015, o projeto busca a geração de emprego, trabalho e renda, a partir da formação de uma comunidade autossustentável, por meio da inserção socioeconômica no contexto da conservação ambiental e desenvolvimento sustentável. 


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.