MARANHÃO GANHARÁ NOVAS ESCOLAS

17/03/2009

MARANHÃO GANHARÁ NOVAS ESCOLAS

Aldo Liberato, secretário nacional do Servidor Público, vê com bons olhos a atitude do Governo do Maranhão.

O governador do Maranhão assinou recentemente um convênio para construção de escolas em 42 cidades do interior do Estado. A medida é importante e salutar, já que privilegia cidades cujos aportes financeiros são mais modestos.

A ação de Jackson Lago faz parte de estratégia definida durante campanha eleitoral, em 2006, que propunha uma administração compartilhada, feita em conjunto com os prefeitos das diversas cidades maranhenses.

É uma alternativa válida e importante, a priori", diz o secretário nacional do Servidor Público da UGT, Aldo Liberato. O motivo da ressalva foi logo esclarecido. "É uma atitude digna de nossa admiração, que merece ser observada com carinho por outros governadores. Contudo, os políticos maranhenses não podem deixar de fora dos processos decisórios os servidores públicos e suas entidades representativas locais, inclusive no momento de repasse do Fundeb", pontuou em seguida o sindicalista.

Conforme notícia divulgada pelo jornal Correio dos Municípios, o Governo do Maranhão criou ainda um órgão de Assessoria aos Municípios para Desenvolvimento da Educação, vinculado às secretarias de Educação e de Articulação Política do Estado.

Investimento em capital humano

Silvério Prado defende ensino médio profissionalizante.

No entendimento do secretário dos Servidores Públicos das Prefeituras em Minas Gerais, Silvério Prado, com ampla atuação na área de Educação, infra-estrutura é importante, mas o Governo não deve se ater apenas à abertura escolas. "O poeta Guerra Junqueiro já dizia, abrir escolas é fechar presídios. Porém, é necessário planejamento para haver educação de qualidade, valorizando o servidor e qualificando-o, inclusive com remuneração decente. Equipar as escolas com computadores e acesso à Internet também deve estar na meta, para que haja maior possibilidade de pesquisa, principalmente nos locais onde as bibliotecas deixam a desejar".

Para ele, face ao dinamismo crescente do mundo globalizado, o ensino médio regular pode ser insuficiente. "Caso haja recursos, o Estado deve disponibilizar cursos profissionalizantes aos alunos, para que, após se formarem, estejam aptos ao mercado de trabalho ou saibam direcionar melhor sua carreira na faculdade, contribuindo assim para o desenvolvimento da sua região. Precisamos evitar a concentração de oferta nas capitais", avalia.

Todos pela educação

Jackson Lago assinou também um termo de adesão do Estado ao Compromisso Todos Pela Educação, proposta do Governo Federal. Ao aderir ao plano, o governo e as prefeituras comprometeram-se a seguir 28 diretrizes que contemplam diversas medidas, como a erradicação do analfabetismo entre crianças até oito anos.

Cidades contempladas

As cidades maranhenses beneficiadas com o projeto são as seguintes: Alto Alegre do Pindaré
Amapá do Maranhão
Boa Vista do Gurupi