UGT participa de reunião da OIT no Panamá

05/10/2018

A União Geral dos Trabalhadores (UGT) está participando, entre os dias 1 e 5 de outubro, da 19ª Reunião Regional Americana (RRA) da OIT (Organização Internacional do Trabalho), evento que acontece no Panamá.

O objetivo do encontro é debater um futuro melhor para o trabalho na América Latina e Caribe, com foco no diálogo social e no trabalho decente.

A Central brasileira foi representada por Laerte Teixeira da Costa, vice-presidente, Sidnei Corral, secretário de Integração para as Américas e Wagner Jose de Souza, da pasta de Relações Internacionais.

Ente os temas abordados o encontro debateu: Políticas para o desenvolvimento sustentável e produtivo para um crescimento sustável e inclusivo, com mais e melhores empregos; Políticas para promover a transição da economia informal para a formal e para responder às mudanças tecnológicas e às diversas formas de emprego; Medidas e políticas para fortalecer e redesenhar as instituições no mundo do trabalho, incluindo a seguridade social, e garantir o pleno respeito aos direitos sindicais e trabalhistas; A economia digital e as habilidades e competências laborais. Relatório sobre a Promoção e Aplicação da Declaração Tripartite de Princípios sobre as Empresas Multinacionais e a Política Social nas Américas.

Segundo Laerte, a reunião regional da OIT é um espaço tripartite que, periódicamente acontece e hoje se consolidou como importante espaço para construir políticas que contribuam para um melhor futuro do trabalho.

Sidnei Corral afirmou que é preciso avançar no compromisso do tripartismo para o dialogo social, negociação coletiva e a liberdade sindical, para promover o trabalho decente e impulsionar a justiça social com regras e normas claras, para o futuro do trabalho que queremos.

Para Wagner os governos têm que fazer políticas publicas direcionadas tanto ao trabalhador da iniciativa privada quanto o do serviço público, juntando a educação, a pessoa humana (ator principal) e o trabalho decente. O governo não pode gerar lucro, tem que investir na proteção social.

Participam da reunião delegados de governos e representantes de organizações de empregadores e de trabalhadores de 35 países da América Latina, Caribe, Canadá e Estados Unidos.

IM-20181005-WA0109.jpg

IM-20181005-WA0110.jpg