UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

UGT participa de debate sobre situação de brasileiros no Japão


16/03/2009



Nesta segunda-feira, dia 16, a UGT -União Geral dos Trabalhadores, participou de reunião com Conselho Nacional de Imigração, que teve como obejtivo discutir a situação dos trabalhadores brasileiros no Japão, que deverá receber uma unidade da Casa do Trabalhador Brasileiro. O secretário de Políticas Públicas da UGT e membro do Conselho, Valdir Vicentede Barros, foi representando na reunião pelo diretor da Anfate (Associação Nacional das Famílias e Trabalhadores no Exterior), Joacir Gonçalves.

Esse debate é importante para verificarmos a real situação dos emigrantes brasileiros no Japão, as medidas adotadas por ambos os países diante da crise e a necessidade de criar novas iniciativas para ampará-los", destaca o presidente do CNIg, Paulo Sérgio de Almeida.

Ele afirma que uma das iniciativas já em construção é a inauguração da "Casa do Trabalhador Brasileiro" no Japão, um centro de apoio à comunidade brasileira residente lá, onde os trabalhadores poderão esclarecer dúvidas e dispor de informações sobre as regras para trabalho naquele país, além de terem assistência no Sistema Público de Emprego brasileiro, quando retornarem.

Recém-chegados do Japão, dois brasileiros participaram do encontro e explicitaram as dificuldades dos nikkeis na readaptação ao Brasil. "Aqueles que vivem há mais tempo têm mais problemas para se recolocarem social e profissionalmente", relataram. Estima-se que existam 320 mil brasileiros vivendo naquele país.

Todo o cenário que envolve brasileiros no exterior está sendo observado de perto pelo Grupo de Acompanhamento do Contexto Internacional e os reflexos nas Políticas Migratórias, desde fevereiro, quando foi criado pelo CNIg. É a segunda reunião para discutir a situação dos brasileiros/as emigrantes ao Japão. A primeira, aconteceu no último dia 10 de março.

Desemprego no Japão

De acordo com a embaixada do Japão no Brasil, estima-se que em 2008, o Produto Interno Bruto Japonês registrou uma queda de 12,1% em relação a 2007, o pior resultado dos últimos 34 anos. Em dezembro de 2008 o País tinha cerca de 2,7 milhões de desempregados, alta de 8,2% em relação a dezembro de 2007.

Para amenizar os efeitos da crise mundial no País e o agravamento da situação dos estrangeiros residentes no Japão, o governo japonês, divulgou em 30 de janeiro uma série de medidas de auxílio aos trabalhadores estrangeiros que vivem no Japão. A iniciativa abrange áreas como educação, emprego, habitação, auxílio no processo de retorno ao país de origem e a divulgação mais ampla e facilitada de informações junto aos trabalhadores estrangeiros.

Até dezembro de 2008, havia 317 mil brasileiros no Japão, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores. Desde o agravamento da crise, houve protestos de brasileiros em cidades japonesas. "


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.