UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

G20 reúne-se na Argentina com guerra comercial em pauta


30/11/2018

EUA e China devem travar novo embate, Acordo entre UE e Mercosul voltará à pauta

 

A Cúpula do G20 reúne-se, nesta 6ª feira e sábado (30 e 1º.dez.2018), em Buenos Aires. Participam líderes das maiores economias do mundo para discutir temas diversos, entre eles, a guerra comercial entre Estados Unidos e China.

Além dos chefes de Estado das 20 economias mais desenvolvidas, haverá emergentes integrantes do grupo como a Espanha, o Chile e a Holanda; além de convidados como a Argentina e representantes de organismos internacionais (Nações Unidas e Fundo Monetário Internacional – FMI, por exemplo).

 

Já desembarcaram na capital argentina os representantes dos EUA (Donald Trump), da França (Emmanuel Macron), da Arábia Saudita (príncipe Mohammed bin Salman), de Singapura (primeiro-ministro Lee Hsien Loong), além do presidente brasileiro, Michel Temer.

 

TEMAS DEBATIDOS

O país chinês afirmou o interesse de reunir o presidente Xi Jinping com Donald Trump, a fim de encontrarem uma resolução para a guerra comercial entre os países. O chefe norte-americano tem feito reiteradas ameaças de sobretaxar países e empresas que, em sua visão, trabalham contra os interesses dos Estados Unidos.

 

A China também anunciou que os países do Brics (Rússia, Índia, Brasil, África do Sul e a China) vão se reunir para decisões conjuntas durante G20.

 

Outro assunto será a reforma da OMC (Organização Mundial do Comércio), devido a uma reivindicação de Pequim sobre protecionismo e unilateralismo dos EUA, com apoio da União Europeia.

 

Pequim também espera que o a reunião avance na aplicação do Acordo de Paris e da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.

 

O presidente da França cobra 1 posicionamento de Bolsonaro no Acordo Climático de Paris, e alega que a possibilidade de apoiar o acordo comercial entre a UE (União Europeia) e o Mercosul dependerá disso.

 

BRASIL

Ao chegar em Buenos Aires, Michel Temer afirmou que destacará na cúpula a reforma trabalhista feita por seu governo. Um dos temas desta edição do G20 é o “futuro do trabalho”.

 

“Falarei exatamente sobre isso porque a experiência brasileira foi muito exitosa. Só este ano já chegamos a 800 mil carteiras assinadas e ultrapassamos 1,5 milhão de postos de trabalho”, afirmou Temer.

 

O presidente da República participará de uma reunião informal do Brics nesta 6ª feira. Ele anunciou que o Banco de Desenvolvimento do grupo deve ser instalado em São Paulo e ter filial em Brasília.

 

Fonte: Poder 360




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.