UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Incêndio atinge comércio na região da 25 de Março


12/12/2018

Um incêndio atinge na manhã desta quarta-feira, 12, um prédio comercial de três pavimentos na esquina das Ruas Jorge Azam e Cavalheiro Basílio Jafet, região da 25 de Março, no centro da cidade de São Paulo. O fogo começou pouco depois das 8 horas e se alastrou por mais dois edifícios. Não há relatos de feridos até o momento. 

 

De acordo com o tenente-coronel Marcelo César Carnevale, do Corpo de Bombeiros, o fogo começou no primeiro andar da loja de tecidos A Gaivota e, em seguida, chegou ao segundo e terceiro pavimentos, espalhando-se também para a loja de artigos comemorativos Festa Ok, na Rua Cavalheiro Basílio Jafet. O edifício localizado ao lado do foco inicial, na Rua Jorge Azem, foi atingido apenas na parede lateral.

 

O chamado de incêndio foi aberto às 8h19, tendo os bombeiros chegado sete minutos depois. O local fica a duas quadras do Mercado Municipal.

 

Ao todo, 31 viaturas e 90 bombeiros atuam do local, que está isolado por agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM). Segundo Carnevale, a temperatura estava tão alta no momento da chegada que chamuscou o capacete de alguns bombeiros. A área atingida tem cerca de 700 metros quadrados.

 

Havia funcionários no momento do fogo, mas todos saíram sem ferimentos, tendo sido feita uma recontagem para garantir que não houve vítimas. Até as 11 horas, o fogo estava contido e os bombeiros faziam o monitoramento local para começar a fazer os trabalhos de rescaldo na parte interna. Até então, o combate ao fogo é feito da rua e de um edifício vizinho, com exceção dos atendimento inicial quando bombeiros buscaram possíveis vítimas na parte interna.

 

A avaliação inicial aponta risco de desabamento da fachada, que está com trincas e já teve quedas de reboco. Segundo os bombeiros, o fogo é de médio porte e foi necessário cerca de 1h10 para ser contido o principal.

 

Ele aponta que, por armazenar grande quantidade de material inflamável, o fogo se alastrou muito rápido. "Em um primeiro momento, as causas do incidente nós não conseguimos apurar. Agora a análise do prédio sugere o possível desabamento de fachada, que está comprometida", disse.

 

O fornecimento de energia foi cortado no entorno por tempo indeterminado. A Sabesp também está no local.

 

Até o momento, os bombeiros ainda não verificaram se o imóvel estava regular em relação ao combate ao fogo. O telhado de ambos imóveis desabou.  Além dos atingidos, alguns imóveis do entorno foram fechados por "precaução", mas não correm risco.

 

Segundo o subprefeito da Sé, Eduardo Odloack, o imóvel data de 1924 e estava, ao menos na parte baixa, regular. "Pelo visual de trincas, provavelmente esse imóvel será demolido. Pelas horas que esse incêndio está consumindo, havia muito estoque lá dentro."

 

"Nessa época, de Natal, muitos estabelecimentos acumulam muito estoque. Ele deve ser interditado, junto com outros dois", disse Odloack.

 

Em nota, a Prefeitura Regional da Sé informou que os três edifícios atingidos pelas chamas, localizados nos números 128, 130/134 e 138 da Rua Cavalheiro Basílio Jafet, estão em situação regular. "Os prédios serão interditados após a finalização do trabalho do Corpo de Bombeiros."

 

Funcionário de uma loja localizada em frente ao comércio em chamas, o gerente Rafael dos Santos, de 27 anos, diz que a região está isolada. "Quando chegamos, às 9 horas, já estava pegando fogo. Só estamos com três funcionários na loja para, qualquer coisa, baixar as portas e ir embora."

 

O estoquista Anderson Oliveira, de 40 anos, chegou à loja (A Gaivota) logo após o início do incêndio. Segundo ele, o fogo começou no segundo andar, onde fica o estoque de tecidos, andar em que costuma trabalhar.

 

No entorno, há funcionários de diversas lojas assustados e chorando. "Vi na hora que a fumaça estava começando. Fiquei apavorada", diz Letícia Pereira, de 19 anos, caixa de uma loja próxima.

 

Fonte: Estadão


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.