Secefergs adiciona vantagens para os trabalhadores da Arena Porto-Alegrense

19/12/2018

A diretoria do Sindicato dos Empregados em Clubes e Federações Esportivas do Rio Grande do Sul (Secefergs) está fechando 2018 com mais uma ação sindical propositiva. O sindicato assinou, em 17 de dezembro, acordo coletivo com a Arena Porto-Alegrense que resguarda os direitos dos trabalhadores e renova itens econômicos e sociais essenciais, a partir da manutenção e de cláusulas já afirmadas em acordos anteriores.

O reajuste de 4%, retroativo a maior de 2018, passa a ser um reforço importante para o funcionário, na medida em que a inflação medida no período ficou em 1,69%, recompondo perdas e projetando o salário positivamente. O pagamento das diferenças retroativas será feita em parcela única na folha de pagamento do mês de dezembro de 2018.

A partir do reajuste, o Piso I passou de R4 1.470, 58 para R$ 1.529,40 e Piso II evoluiu de R$ 1.657,47 para R$ 1.723,77. Também cresceram os valores do auxílio refeição, de R$ 26,13 para R$ 27,18, e do auxílio creche, que subiu de R$ 600 para R$ 624.

Na próxima data-base, de maio/2019, vai avaliar os reajustes do Quinquênio, auxílio combustível e cesta básica, período em que serão revistos os termos do banco de horas, instrumento que substituiu o pagamento de horas extras por compensação.

A contribuição assistencial, recolhida em favor do sindicato e referente a dois dias de trabalho por ano, será descontada nos meses de março e abril de 2019.

Para Miguel Salaberry Filho, presidente do Secefergs e Secretário nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT), o acordo com a Arena reafirma a importância do sindicato para a manutenção dos direitos da classe, mesmo diante dos efeitos da reforma trabalhista, que provocou retrocesso no relacionamento entre as partes.