UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Bolsonaro extingue Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional


08/01/2019

O presidente Jair Bolsonaro extinguiu o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) com a Medida Provisória 870. O grupo era contrário a pautas do agronegócio, como o uso de transgênicos e a modernização do registro de defensivos.

 

Com caráter consultivo, o órgão era formado por 60 pessoas, sendo 40 de entidades da sociedade e o restante do próprio governo.

 

Segundo o consultor em Defesa Agropecuária Ênio Marques, o conselho trabalhava com base em ideologia, “gerando falsas informações e induzindo as pessoas a trabalharem com falsas crenças. Era uma agressão à lógica de uma educação correta e consciente para população”.

 

O Consea ajudou a formular propostas como o Plano Safra da Agricultura Familiar, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Por conta do histórico, membros do grupo defendem que o Congresso derrube a MP 870.

 

“Quem tem um filho na escola pública e recebe alimentação escolar de qualidade deve essa melhoria às discussões que ocorreram no Consea”, afirma a ex-presidente do grupo, Elisabetta Recine. Para ela, a extinção do conselho é “uma perda para a sociedade como um todo”.

 

Fonte: Canal Rural




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.