Congresso reelege Nilson Duarte Costa presidente da UGT do Rio de Janeiro

18/01/2019

Como tradicionalmente acontece a cada quatro anos, a União Geral dos Trabalhadores do Estado do Rio de Janeiro (UGT-RJ) realizou nesta manhã de sexta-feira, 18, seu 4º Congresso Ordinário para a eleição da nova diretoria. Líder da única chapa apresentada, Nilson Duarte Costa foi reconduzido à Presidência da entidade sindical para a gestão 2019/2023.

Conclamando a união entre as entidades , Nilson Duarte Costa foi empossado pelo presidente nacional da central sindical, Ricardo Patah, que fez uma breve análise política do atual momento brasileiro, desde o impeachment de Dilma Roussef à eleição de Jair Bolsonaro.

"O momento é de construirmos o diálogo com o Executivo e o Legislativo, nos estados. Temos, agora, que sindicalizar ao máximo e, para tal, será necessário irmos às ruas, interagir mais com os sócios, fazer convenções e acordos coletivos e fortalecer o Jurídico, entre outras ações", alertou ele, concluindo: "O Rio de Janeiro começa abrindo uma grande avenida para caminhar em direção a um país melhor", disse Patah, parabenizando o presidente reeleito, afirmando que "somente com a participação política será possível mudar o país".

Eleito e empossado, Nilson comentou as dificuldades enfrentadas nos últimos anos, com a aprovação da Lei da Reforma Trabalhista, em 2017. Para ele, somente com união e solidariedade as entidades conseguirão se reerguer. Este novo mandato, segundo Nilson, deverá ser marcado por uma onda maior cooperação entre as entidades filiadas.

Presença das estaduais MG e PA

O evento foi prestigiado pelo presidente da UGT de Minas Gerais, Paulo Roberto da Silva. Ele disse não acreditar que este seja o fim dos sindicatos. "A sociedade e os trabalhadores esperam mais do movimento sindical", reconheceu ele, endossado pelo presidente da UGT do Pará, José Francisco de Jesus Pereira que falou da necessidade de ampliar as discussões para questões como saúde, educação, geração de emprego e renda, além da universalidade da Previdência, entre outras.

O Congresso da UGT do Rio também foi um momento de homenagens ao secretário de Assuntos Institucionais e Políticos, Nilton Rocha, morto, em novembro passado, vitimado por um acidente de trânsito.

O presidente reeleito, por fim, agradeceu o apoio e participação de todos, bem como as prestigiosas presenças dos presidentes das estaduais ugetistas (Minas Gerais e Pará), reforçando a necessária unidade entre as entidades e central sindical nos próximos anos, em prol do fortalecimento do movimento sindical e, consequentemente, da classe trabalhadora.

P1140584.JPG

P1140567.JPG