Incêndio no CT do Flamengo mata 10 garotos da base e deixa três feridos

08/02/2019

Um incêndio deixou 10 mortos e três pessoas feridas, uma delas em estado grave, no Centro de Treinamento do Flamengo, em Vargem Grande, Zona Oeste do Rio, na madrugada de quinta para sexta-feira, 8. As vítimas, segundo os Bombeiros, são todos atletas das categorias de base. Os feridos foram levados para o Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca. A informação inicial é que uma vela acesa teria causado a tragédia.

Os bombeiros foram acionados às 5h17 da manhã. Por volta das 7h, as chamadas foram controladas, mas ainda não há informações sobre quem são os mortos e a situação de todos os feridos. Imagens aéreas divulgadas pela TV Globo mostraram uma parte da área do CT completamente destruída pelas chamas.  Diversos clubes brasileiros já se manifestaram, prestando solidariedade aos atletas e seus familiares. Jogadores, comoVinicius Juniors e Lucas Paquetá, também demonstraram preocupação com o fato.

Um dos três feridos se chama Cauã Emanuel Gomes Nunes. Ele tem 14 anos, é de Fortaleza e mora no Rio de Janeiro há três anos. Os outros dois garotos que estão internados são Jonathan Cruz Ventura (que é quem está em estado mais grave) e Francisco Diogo Bento Alves, ambos de 15 anos. Familiares e amigos de jogadores da base do clube foram para o CT e para o hospital desesperados, em busca de maiores informações. Alguns deles alegam que não conseguem contatos com os garotos.

O time sub-16 do Flamengo chegou a treinar na quinta-feira e foram liberados depois da atividade, de acordo com o clube. Entretanto, alguns atletas que não tinham condições de retornar imediatamente para casa, por morar em outros estados, ficaram no alojamento.  O pai do atleta Samuel Barbosa, que escapou da tragédia, contou que conseguiu falar com o filho, que chorava muito, assustado. O menino disse que acordou com o barulho do incêndio e conseguiu chamar um companheiro de time de apelido Bolívia.

"A gente tem o local, que é o alojamento, onde os jogadores da base do Flamengo dormiam. A identificação das vítimas é feita posteriormente pela Polícia Civil" disse o tenente coronel do Corpo de Bombeiros Douglas Henaut. "Pelo horário, todos estavam dormingo e isso pode ter contribuído com a tragédia. Sabemos que são jovens da base", completou.

Segundo informações iniciais, em razão das fortes chuvas que ocorreram no Rio de Janeiro, na quinta-feira, o CT estava sem luz elétrica e por causa disso, velas estavam acesas no local. O Secretário Estadual de Esportes, Felipe Bornier, chegou ao Ninho do Urubu por volta das 9h, e disse que o governador do Rio, Wilson Witzel, vai decretar três dias de luto no Estado do Rio de Janeiro.

A Federação Carioca de Futebol anunciou, através de seu Twitter, que convocará os representantes de Flamengo e Fluminense para acertarem o adiamento do jogo válido pela semifinal da Taça Guanabara, que aconteceria neste sábado.

Fonte: Estadão

Categorizado em: Geral,