UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Desenvolvimento humano local e sustentável é foco de projeto de territorialização dos ODS


01/03/2019

Na Região Sul do Brasil, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é considerado o mais alto do país. Para além das médias estatísticas, no entanto, as desigualdades persistem em diferentes setores, dentro das cidades, o que demanda cada vez mais ações integradas que contemplem estratégias de desenvolvimento voltadas para a erradicação da pobreza, o crescimento econômico inclusivo e a proteção ambiental. Para fortalecer as capacidades de municípios do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, impactados pelas atividades da Petrobras, representantes da empresa e do PNUD se reuniram, nesta semana, com gestores públicos dessas cidades. O objetivo era apresentar o projeto sobre a “Territorialização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, processo de levar em conta as necessidades locais para acelerar o cumprimento da Agenda 2030.

 

Em Curitiba (PR), representantes do Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP), do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) e de coordenadorias da Prefeitura participaram da apresentação do projeto. Na ocasião, os gestores públicos discutiram como as metas da Agenda 2030 podem acelerar o desenvolvimento local. No município, diferentes órgãos já trabalham na adaptação dos 231 indicadores globais dos ODS para o contexto curitibano. A cidade sofre impacto direto da presença da Refinaria Presidente Getúlio Vargas, no município vizinho de Araucária.

 

“Diferentes órgãos já trabalham os ODS em âmbito municipal. Fortalecer novas parcerias com diferentes atores que têm o foco no desenvolvimento local e no cumprimento dos ODS é essencial para melhorarmos a qualidade de vida dos nossos habitantes e termos um cidade muito mais sustentável para o futuro”, disse o assessor de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Feijó.

 

Localizada a 155 quilômetros da capital paranaense, a cidade de São Mateus do Sul (PR) tem em seu território a Unidade de Industrialização de Xisto, da Petrobras, que iniciou a operação em 1972. A unidade fica sobre uma das maiores reservas mundiais de xisto, produto que gera óleo combustível, gás combustível, gás liquefeito e ainda produtos utilizados nas indústrias de asfalto, agrícola e cerâmica. Para fortalecer o desenvolvimento humano local com base na Agenda 2030, o município também terá impacto “do projeto de territorialização dos ODS.

 

“É muito importante o município estar integrado. Temos que procurar, dentro da nossa realidade, produzir ações para a proteção do meio ambiente, para melhores oportunidades aos nossos habitantes e trabalhar com nossos parceiros, locais e regionais, em prol do nosso desenvolvimeto. Com certeza, seremos parceiros na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, afirmou o prefeito de São Mateus do Sul, Luiz Adyr.

 

A apresentação do projeto conjunto entre a Petrobras e o PNUD também ocorre nas cidades de Navegantes (SC), Esteio (RS) e Canoas (RS) nesta semana. Na primeira fase, que ocorre no primeiro semestre deste ano, serão fornecidos diagnósticos, com base em 30 indicadores dos ODS, que apresentarão dados sobre cada um dos 113 municípios do projeto. Esses municípios, de 14 Estados brasileiros, foram escolhidos por serem impactados, direta ou indiretamente, pelas atividades da Petrobras. Na segunda fase, serão ofertados cursos de capacitação sobre os ODS para gestores públicos locais, membros da sociedade civil e do setor privado.

 

Fonte: Pnud Brasil

 

 

sdg-pt-01.pngsdg-pt-04.pngsdg-pt-05.pngsdg-pt-10.pngsdg-pt-11.pngsdg-pt-13.pngsdg-pt-15.pngsdg-pt-17.png



logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.