UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

IBGE abre inscrições para curso gratuito de visualização de dados


21/03/2019

 

Estão abertas, até quinta-feira (28/3), as inscrições para o primeiro curso online de capacitação no Sistema IBGE de Recuperação Automática – Sidra, a plataforma interativa de visualização de dados das pesquisas produzidas pelo instituto. O curso é gratuito e voltado a servidores públicos, acadêmicos e jornalistas, mas qualquer pessoa interessada pode participar. A primeira turma conta com 600 vagas e carga horária de 15 horas.

 

Ministrado pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence), em parceria com o Centro de Documentação e Disseminação de Informações do IBGE (CDDI), o curso visa capacitar usuários a consultar, no Sidra, informações como taxa de desemprego, inflação, produto interno bruto (PIB), população, bem como criar rankings temáticos e gerar gráficos, mapas e cartogramas a partir desses dados.

 

O conteúdo programático abrange vídeos tutoriais, dicas e exercícios elaborados a partir de posts nas mídias sociais do IBGE e matérias jornalísticas que empregaram dados do instituto. “A ideia é mostrar o quanto de informação o participante pode obter e checar por meio do Sidra e, ao mesmo tempo, apresentar um pouco mais as pesquisas”, explica o designer educacional do curso, Hugo Campos.

 

Após se cadastrar no curso, o participante terá até 30 dias para concluí-lo. Ao final, aqueles que obtiverem média igual ou superior a 7,0 na avaliação final receberão certificado da Ence. O curso será oferecido continuamente, ou seja, serão abertas novas vagas mensalmente ao longo do ano. As inscrições para as próximas turmas serão na segunda quinzena de cada mês.

 

Curso aproxima cidadãos dos dados produzidos pelo IBGE

 

A iniciativa está alinhada com os objetivos institucionais do IBGE de fortalecer a difusão do conhecimento, promover a pesquisa acadêmica e a extensão integradas à produção institucional e amplificar a disseminação e a comunicação com usuários e sociedade.

 

Em fevereiro deste ano, o IBGE realizou uma versão piloto do curso. Na ocasião, mais de 500 pessoas entre acadêmicos pesquisadores, jornalistas e representantes de secretarias estaduais e de instituições públicas foram convidadas a participar. Uma delas foi a arquiteta e estudante de mestrado em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Jennifer Domeneghini, que aprovou o curso.

 

“Como estudante e profissional, consulto os dados do IBGE a todo momento, desde uma simples pesquisa de população, informações de uma área territorial, perfil populacional, até dados como o perfil urbanístico do entorno dos domicílios. Com o curso, agora consigo realizar essas consultas de forma mais fácil e intuitiva”, conta.

 

Fonte: IBGE




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.