UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Endividamento das famílias cresce em maio


12/06/2019

Pesquisa da CNC mostrou que 63,4% da população possui compromissos assumidos com empréstimos no mês 

 

O endividamento aumentou 0,7 ponto percentual, em relação a abril e, na comparação com maio de 2018, aumentou 4,4 pontos percentuais, atingindo 63,4% das famílias em maio deste ano.

 

Os dados foram divulgados ontem pela Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). 

Segundo o levantamento de maio, aumentou pelo quinto mês consecutivo o percentual de famílias brasileiras endividadas. 

 

Apesar da alta do percentual de endividados, a Peic também identificou estabilidade quanto ao comprometimento médio de renda com o pagamento de dívidas e queda no percentual de famílias que se consideram muito endividadas.

 

Para o presidente da CNC, José Roberto Tadros, apesar do ritmo de crescimento mais moderado da economia, o crédito para as famílias cresceu ao longo do primeiro semestre. “As condições ainda favoráveis de juros e prazos ajudaram a manter estável parte da renda comprometida com dívidas, o que ajuda as famílias a pagarem suas contas em dia e se sentirem mais otimistas quanto à capacidade de pagamento”, avalia Tadros. 

 

A proporção de famílias com contas ou dívidas em atraso, ou seja, inadimplentes, aumentou em maio de 2019, na comparação com o mês anterior, passando de 23,9% para 24,1%, mas teve uma queda de 0,1 ponto percentual na comparação anual.

 

Fonte: DCI




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.