UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Projeto da OIT capacita 38 pessoas como assistentes de cozinha em Rondônia


23/08/2019

A capital de Rondônia foi palco na terça-feira (20) de mais uma conquista para 38 homens e mulheres transexuais e para mulheres em situação de violência — a formatura da primeira turma do Projeto Cozinha&Voz em Porto Velho.

O objetivo do Cozinha&Voz é a formação profissional de assistentes de cozinha. O componente Cozinha conta com a coordenação técnica da cozinheira Paola Carosella e com o apoio de Neide Rigo e Fernanda Cunha.

Já o componente Voz, coordenado pela atriz e poeta Elisa Lucinda e pela atriz e diretora Geovana Pires, é composto por uma oficina de uma semana, na qual alunos e alunas, por meio da poesia, criam novas ferramentas para a comunicação no trabalho. O projeto mobiliza empresas para garantir a empregabilidade dos participantes.

“Criamos duas turmas. Uma com homens e mulheres transexuais e outra com mulheres em situação de vulnerabilidade (…). A capacitação envolve uma oficina de poesia e após duas semanas na capacitação de assistente de cozinha”, disse Carlos Lopes, procurador do Trabalho, do Ministério Público de Rondônia.

De São Paulo para o Brasil

A primeira turma do Cozinha&Voz foi organizada com 25 pessoas transexuais, em São Paulo (SP), em outubro de 2017. No ano seguinte, o projeto avançou pelo Brasil e foram organizadas novas turmas em Salvador (BA) para 24 jovens negros(as) na comunidade do Calabar.

Em Goiânia, oficina foi realizada para 35 pessoas transexuais; em Campo Grande, para mulheres em situação de violência doméstica e em privação de liberdade; e em São Paulo, para 96 pessoas transexuais.

Em cada local são realizadas atividades e cursos específicos, como rodas de conversa sobre legislação, saúde, retificação de documentos, direitos trabalhistas, elaboração de currículos, dança, arte, música, fotografia, entre outros.

“Porto Velho foi o local onde tivemos a turma com maior número de formandos. Foram 40 vagas abertas, e 38 pessoas concluíram o curso. Isso mostra que a cidade está muito aberta, tem muito interesse em aprender e em se colocar no mercado de trabalho”, disse Thaís Dumêt Faria, oficial técnica de Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho da OIT.

O Cozinha&Voz faz parte de um amplo Projeto de Promoção do Trabalho Decente para Pessoas em Situação de Vulnerabilidade, desenvolvido pela OIT e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).

Fonte: ONU Brasil




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.