UGT integra Comissão do Governo do Estado de SP para os ODS

30/08/2019

Nesta terça-feira, 27 de agosto, Cristina Palmieri, coordenadora da Jornada 2030 da União Geral dos Trabalhadores (UGT), representou o presidente da Central, Ricardo Patah, e o secretário de Organização e Políticas Sindicais, Chiquinho Pereira, na primeira reunião da Comissão Estadual de São Paulo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), realizada na Sala São Paulo do Palácio dos Bandeirantes.

A Comissão foi instaurada pelo Governo do Estado de São Paulo a fim de acompanhar o cumprimento da Agenda 2030 desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU), que engloba 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas que visam, mundialmente, à erradicação da pobreza, segurança alimentar, saúde, educação, igualdade de gênero, água e saneamento, energia, crescimento econômico, trabalho decente, redução das desigualdades, cidades sustentáveis, proteção dos ecossistemas, entre outras conquistas.

Seu trabalho será desenvolvido por quatro câmaras temáticas – Pessoas, Planeta, Paz e Prosperidade – em um Plano Plurianual (PPA) 2020/2023 cujos programas devem buscar superar as metas estabelecidas pela ONU.

A reunião, que contou com a presença de todos os membros titulares da Comissão, que representam 26 Secretarias e órgãos do Estado e entidades da sociedade civil, além de outros convidados, teve como objetivo proporcionar o diálogo e a interação em torno do tema desenvolvimento sustentável.

“O Brasil vive um cenário de crise e falar em desenvolvimento sustentável é fundamental para atravessar este momento. É imprescindível a união da gestão pública, das corporações e da sociedade civil para mudar este cenário. A UGT tem em seu DNA praticar um sindicalismo ético, inovador e cidadão. Enxergamos o trabalhador como um cidadão, que precisa muito mais do que um salário. Precisa de saúde, educação, cultura, entretenimento, etc. Por isso, nossa Central não poderia estar fora dessa Comissão”, afirma o presidente nacional da UGT, Ricardo Patah.