Profissionais de saúde exigem melhores condições no Dia Mundial do Trabalho Decente

10/10/2019

No Dia Mundial do Trabalho Decente (WDDW), sigla em inglês, deste ano, a UNI Global Union e as afiliadas da UNICARE uniram-se pelo investimento na economia de assistência e ao respeito pelos trabalhadores que a sustentam.

A WDDW foi marcada pela décima segunda vez na segunda-feira, 7 de outubro, e o tema deste ano pressionou os governos e as empresas multinacionais a investirem em cuidados, enfrentando os crescentes desafios enfrentados por trabalhadores e pacientes.

A UNI esteve pressionando por condições de trabalho decentes, bons salários e negociação coletiva para todos os profissionais de saúde, e desejou que os empregadores forneçam pessoal e treinamento adequados para garantir que os profissionais de saúde possam fazer seus trabalhos com segurança.

"Estamos aproveitando a oportunidade deste dia para esclarecer a corporação do setor de assistência e o que isso significa para os trabalhadores e para os pacientes", disse a secretária geral da UNI, Christy Hoffman. "Queremos que os principais empresas desse setor e as multinacionais como Fresenius e ORPEA, garantam que todos os trabalhadores, independentemente de sua profissão, sejam tratados com a dignidade e o respeito que merecem."

O chefe da UNICARE, Adrian Durtschi, disse: “A assistência domiciliar é o setor que mais cresce na economia global, e temos que garantir que as pessoas que trabalham nele, que cuidam dos mais vulneráveis ​​de nossas sociedades, possam garantir condições decentes por meio de barganha e recuar contra a corrida dos empregadores ao fundo. "

Organizações e manifestações foram organizadas por dezenas de sindicatos em todo o mundo - como trabalhadores da E tū Homecare, na Nova Zelândia, trabalhadores da RMS, na Índia, e UNIPHIN em hospitais no Nepal.

Enquanto isso, na África, a UGTT realizarou ações em vários hospitais e asilos. Na Europa, os trabalhadores da ORPEA marcaram o dia com ações de solidariedade sindical na Polônia e na República Tcheca. Na Áustria, SETCA na Bélgica e CC.OO na Espanha destacarão publicamente suas campanhas de assistência a longo prazo.

O presidente do UNICARE, Miguel Zubieta, da FATSA, se juntou a centenas de trabalhadores de assistência domiciliar que se manifestaram na Argentina e, com milhares de outros em transmissão ao vivo no Peru, Chile e Uruguai. Ele exigiu dignidade, treinamento e direitos coletivos de trabalho para todos os trabalhadores do setor, destacando as extremas demandas emocionais e físicas do trabalho.

Outro tema do dia é que, fazendo com que os cuidados funcionem, o trabalho decente aumentaria a igualdade de gênero. O trabalho no setor de assistência, realizado principalmente por mulheres, permanece significativamente subvalorizado e caracterizado por más remunerações e condições de trabalho.

Fonte: UNI Glogal Union