Conscientização e prevenção de doenças também fazem parte do trabalho do SIEMACO-SP com a categoria

13/12/2019

Uma das prioridades do SIEMACO São Paulo é a seguranças dos trabalhadores e trabalhadoras que representa, seja no ambiente de trabalho ou mesmo na prevenção de doenças. Por isso, o sindicato fez, em 2019, várias palestras de conscientização, como na Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) de várias empresas ou até mesmo em meses de campanha nacional de saúde, como Outubro Rosa e Novembro Azul.

Um desses exemplos é do ciclo de palestras realizado em novembro pelo SIEMACO-SP, através de visitas da diretora Andrea Ferreira (Ferreirinha) em vários locais de trabalho para falar, de forma simples e didática, com a classe trabalhadora sobre diversos temas, como nas palestras sobre o câncer de próstata nas empresas Locat e Estre Ambiental, ou sobre saúde e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), para funcionários da concessionária CCR. "A gente leva informação, pois essa é a maior arma do trabalhador. E não adianta ficarmos só nos direitos e deveres da categoria, é preciso difundir a ideia do Sindicato Cidadão, levando mais qualidade de vida para os trabalhadores e as trabalhadoras, conscientizando e fazendo com que eles busquem mais a prevenção das doenças. Nossos filiados, por exemplo, tem diversos atendimentos médicos, além de buscarmos exames gratuitos pelo SUS, como a mamografia [que previne o câncer de mama]", explicou.

Para Wagner Sales, técnico de segurança da empresa Vivante, alocado na CCR, afirma que o trabalho é essencial para a categoria. "Falar das DSTs em uma palestra da SIPAT ajuda os profissionais a terem consciência que se prevenir é de responsabilidade deles, de cuidar da própria saúde. São muitas as doenças sexualmente transmissíveis e é preciso ter consciência do contágio", disse.

O técnico da CCR ainda reforça a atuação sindical no ambiente de trabalho. "Acho de fundamental importância o trabalho do SIEMACO, pois há um estreitamento das relações entre empregado e sindicato visando sempre esclarecimentos de dúvidas e auxílio mútuo. Nas palestras, ficou perceptível o interesse das pessoas, os trabalhadores tiveram grande parte de suas dúvidas sanadas", completou.

Em 2020, o trabalho do SIEMACO-SP continua. Serão centenas de palestras e eventos, nas empresas e na sede do sindicato, reforçando o papel social que a entidade tem com as categorias que representa. Fique de olho na agenda do ano que vem, pois a diretoria do sindicato promete fazer muitas ações de conscientização para a categoria.

9012.jpg  9013.jpg

9015.jpg  9016.jpg