UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Desemprego aumenta 14,8% na Grande São Paulo


26/08/2009



A taxa de desemprego aumentou em julho nos 39 municípios da região metropolitana de São Paulo e fechou em 14,8%, 0,6 ponto percentual acima do resultado de junho (14,2%). Em números reais isso representa um total de 1,562 milhões de desempregados, 67 mil a mais do que no mês anterior. Os dados constam da Pesquisa de Emprego e Desemprego, do Seade (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) e foram divulgados na manhã desta quarta-feira(26) em São Paulo.

Para a direção nacional da UGT (União Geral dos Trabalhadores) isso é preocupante e representa certa instabilidade no setor empregatício. Para o Secretário Geral, Canindé Pegado, é importante que o Governo avalie as conseqüências, no âmbito social, desse aumento de trabalhadores e trabalhadoras que ficaram excluídos do direito constitucional que é ter uma vida digna, e isso só se consegue através do trabalho.

Canindé Pegado lembra que os resultados dessa pesquisa são divulgados justamente num momento em que o movimento sindical brasileiro luta incansavelmente pela redução da jornada de trabalho. A classe patronal se posiciona contra a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 231/95 que prevê a redução da jornada de trabalho de 44 para 40h semanais, sem a redução de salários. Pegado acha que isso talvez até possa ter alguma relação, embora o coordenador da pesquisa do Dieese, Alexandre Lolian, tenha informado ser um caso atípico.

De acordo com o Dieese, a queda influenciou o resultado do conjunto das seis regiões metropolitanas pesquisadas: Salvador, Recife, Porto Alegre, Belo Horizonte, Distrito Federal, além de São Paulo. No conjunto das seis regiões pesquisadas, a taxa foi de 15%, 0,2 ponto percentual acima dos 14,8% da pesquisa anterior, o que o Dieese-Seade considera estável.

O total de desempregados somou 3,029 milhões de trabalhadores, 45 mil a mais do que no mês anterior. No período, 37 mil pessoas entraram para o mercado e o saldo de empregos foi negativo em 9 mil.


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.