Lideranças denunciam sucateamento do INSS, em Live da CNAPS

21/09/2020

Em transmissão feita pelo Facebook, em 18 de setembro, a Central Nacional de Entidades Representativas dos Beneficiários da Previdência Social (CNAPS) promoveu Live em que personagens do Mundo do Trabalho debateram o tema “Impactos da Reforma da Previdência e os Agravantes com a Chegada da Crise Pandêmica”.

Ao vivo e sob a coordenação de Sérgio Vieira, presidente da CNAPS, Norton Jubelli, presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT/RS) e diretor Financeiro do Sindivalores/RS; Vilson Romero, Jornalista, Auditor Fiscal Aposentado e Conselheiro Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Natal Leo, presidente do Sindicato dos Aposentados, Idosos e Pensionistas da União Geral dos Trabalhadores (Sindiapi), e Jayro Dornelles, assessor jurídico da CNAPS, chamaram a atenção para o processo de desmonte dos serviços públicos, no qual o atendimento se mostra cada vez pior e menos estruturado. Assim, quando for extinto ou privatizado poderão dizer que ele não prestava e por isso era dispensável.

INSS LONGE DO CIDADÃO

Vilson Romero, da ABI, avaliou que desde a digitalização, a Previdência Social começou a se afastar do cidadão, pois nem todos possuem smartfones e redes de conexão com a internet. O governo federal tem admitido que o INSS humilhe o aposentado e o trabalhador. O aposentado que recebe benefício por invalidez precisa renovar a perícia, mas não está sendo atendido.

Embora saibamos que a pandemia alterou o comportamento geral, o atendimento da previdência pública se encaminha para o caos, o que servirá de argumento para justificar a promoção da reforma administrativa.

Em nome da modernização no atendimento, a partir de 10 de julho de 2019, 90 dos 96 serviços que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece estão disponíveis através do aplicativo Meu INSS, site ou pela Central de Atendimento 135.

SUCATEAMENTO DA PREVIDÊNCIA

Ao denunciar a queda de 45% do orçamento do INSS, Natal Leo convocou a sociedade para entrar na luta para conter o sucateamento da Previdência. Para o presidente do Sindicato Nacional de Aposentados e Pensionistas e Idosos da União Geral dos Trabalhadores (Sindiapi/UGT) e representante da UGT no Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS), Léo, os cortes orçamentários previstos para 2021 devem provocar a queda na qualidade dos serviços e prejuízos aos segurados e aos aposentados do INSS.

Natal Leo chamou a atenção para os cortes do orçamento de 45%, em reunião virtual realizada pelo CNPS, e também para os impactos negativos de aproximadamente 195 milhões no primeiro semestre de 2020 que a Previdência deve sofrer diante da queda na arrecadação e elevação das despesas com benefícios, provocada pela pandemia de Covid-19.

“CONSELHOS DE FAZ-DE-CONTA”

Falando a respeito dos conselhos, Norton Jubelli lembrou que aqueles que não foram extintos, perderam a paridade: há mais representantes do governo e dos empresários do que a representação laboral. Classificando tais instâncias de “conselhos de faz-de-conta”, o sindicalista reclama que, por mais os representantes dos trabalhadores proponham, não se obtém avanços, pois a maioria vota diferente.

Para o presidente da UGT-RS, a questão política é extremamente importante e cobra a organização de quadros dispostos a contestar as políticas contrárias aos interesses da classe trabalhadora. “Senão, cada vez vai ficar mais difícil”, adverte o ugetista gaúcho.