UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

NO BRASIL, A CADA DIA, 32 PESSOAS SE SUICIDAM


29/09/2020

A pandemia provocou mudanças em toda a sociedade. O aumento das pressões emocionais no isolamento social, o medo da doença e as perdas decorrentes da Covid-19 são alguns dos desafios. Falar de saúde mental é mais urgente que nunca. A conscientização é essencial para reduzir os índices de suicídio no país.

 

As relações entre suicídio e doença mental são confusas. Não é possível, entretanto, não associar o suicídio com a doença mental, as taxas desta entre os suicidas é ao redor de 90%.

 

É preciso entender que o suicídio não é uma doença. Entretanto, na maioria das vezes, ele é o resultado de algumas doenças como o transtorno bipolar e a esquizofrenia.

 

Acolher sem criticar, conversar sem julgar, compreender os sentimentos daqueles que passam por momentos de tristeza, ansiedade, medo ou sensação de solidão podem fazem parte de nossas atitudes no dia a dia. Com um amigo, um colega de trabalho, um familiar… com quem esteja precisando ser profundamente escutado.

 

Fique atento! Saber reconhecer os sinais de alerta em si mesmo ou em alguém próximo a você é o primeiro e mais importante passo.

 

Embora os números mundiais estejam em queda, os dados ainda são alarmantes: cerca de 800 mil pessoas acabam com suas vidas todos os anos no mundo, o que equivale a uma morte a cada 40 segundos.

 

Se você estiver precisando conversar, passando por uma experiencia desagradavel e angustiante, ligue 188 ou mande um e-mail pelo site https://www.cvv.org.br/ e entre em contato com o Centro de Valorização da Vida – CVV.

 

Busque ajuda, não estamos sozinhos!




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.