UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

IBGE lança ebook infantil para estimular interesse por informações sobre o país


19/10/2020

O IBGE está lançado um livro interativo digital voltado para o público infantil, o Clube dos Curiosos: uma aventura de informações sobre o Brasil. O ebook foi produzido no âmbito do Projeto IBGEeduca – portal voltado para estudantes e professores - e procura estimular a curiosidade das crianças e, de forma lúdica, disseminar os dados produzidos pelo Instituto.

 

A publicação traz brincadeiras e uma história de amizade dos personagens Pedro e Bel. A gerente de Assuntos Educacionais do IBGE, Renata Corrêa, diz que o livro tem como objetivo divulgar o próprio IBGE para os estudantes como uma fonte oficial de conhecimento sobre o Brasil em seus variados aspectos. Ao longo da publicação, o leitor é convidado a acessar também algumas fontes das informações, oferecendo assim o caminho para quem quer se aprofundar um pouco mais sobre os assuntos apresentados.

 

No livro, Pedro e Bel eram vizinhos e estudavam na mesma escola. Juntos, fundaram o Clube dos Curiosos. Mas, algum tempo depois, a família da Bel se mudou para Boa Vista (RR) e os dois passaram a trocar cartas, mensagens e telefonemas durante todo o ano e a se encontrar nas férias.

 

O livro mostra que Pedro mora em São Paulo, cidade com mais de 12 milhões de pessoas, enquanto Bel mora em Boa Vista, capital com mais de 400 mil habitantes. Sonham em juntos conhecer o Brasil; fazem pesquisas, recolhem mapas, fotos e informações para suas viagens futuras. Com este roteiro, o livro vai apresentando informações sobre algumas das principais pesquisas do IBGE.

 

“Junto dessa história, vêm algumas informações sobre o Brasil e algumas cidades e links para que a criança possa conhecer outras informações, daí a ideia do Clube dos Curiosos, para motivar essa curiosidade. Por meio de uma linguagem lúdica, o livro trabalha as informações e a própria ideia do IBGE como fonte de informações oficiais. A criança vai encontrar uma série de links por meio dos quais pode se aprofundar nos temas”, explica Renata.

 

Ela observa que, atualmente, as crianças consomem, compartilham e muitas vezes produzem conteúdos digitais. “É necessário oferecer produtos de qualidade e credibilidade adaptados para esse público. Conhecer fontes confiáveis de informação e saber onde pesquisar são habilidades fundamentais para o exercício da cidadania”, diz.

 

O livro procurou introduzir caminhos para informações que já existem no IBGEeduca ou no próprio IBGE. “Procuramos fazer um apanhando simplificado sobre população e domicílios, mas sempre provocando essa possibilidade de a criança procurar mais informações”, ressalta Renata.

 

Neste momento de pandemia, a publicação encontra-se disponível somente em sua versão digital, no IBGEeduca. Posteriormente, o livro será disponibilizado em versão impressa, com propostas de atividades, como recortar e desenhar, além de QRCodes com links para diversas áreas do portal.

 

“Buscamos aproveitar a funcionalidade de cada meio. A pandemia traz uma urgência ainda maior na comunicação digital. As próprias escolas procuraram se adequar a esse momento e os conteúdos digitais, que já se mostravam relevantes, tornaram-se urgentes”, diz Renata.

 

Fonte: IBGE




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.