UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Ataques racistas de Trump abrem caminho para futura repressão


30/11/2020

As manobras de Trump e aliados republicanos para minar o voto do povo a cada passo abrem um precedente perigoso.

 

Nas semanas que se seguiram à eleição, medidas tomadas por aqueles que estão no poder representaram nada menos do que testar as águas para um golpe brando. Esta ação foi embebida em teorias da conspiração da extrema direita e racismo. Essas medidas não surgiram do nada. Ao contrário: em primeiro lugar, a base foi lançada com meses de antecedência para torná-las possíveis.

 

Em meio a uma pandemia global, bastante exacerbada por seu governo, Trump começou a plantar sementes de dúvida sobre a legitimidade das cédulas pelo correio muito antes de qualquer uma ser lançada. Ele costumava se gabar em sua infame conta no Twitter e em coletivas de imprensa, dizendo que a única maneira de perder a eleição seria se ela fosse fraudada. Trump, então, passou a fazer alegações infundadas de possível fraude e manuseio incorreto dos votos pelo correio.

 

Nada disso foi feito de boa fé ou com a ideia de proteger o direito do povo de escolher o próximo presidente ou Congresso. Havia uma razão mais insidiosa para a oposição ao voto pelo correio. Há alguns meses, Trump disse em alto e bom som o que muitos republicanos temiam secretamente: a votação pelo correio aumentaria a participação de negros e outros grupos demográficos que levam a vitórias democratas.

 

No início de novembro, Trump, junto com o republicano Louis DeJoy, atrasou deliberadamente o envio de correspondência para que as cédulas de correio não chegassem aos destinos até o dia da eleição. O Partido Republicano como um todo se uniu a esse esquema ao comprometer US$ 20 milhões para financiar ações judiciais relacionadas a eleições a fim de contestar o direito de voto.

 

A mira desses milhões de dólares foi definida para derrubar a capacidade das pessoas de votar com segurança em casa durante a crise da Covid-19. Isso foi parte de uma jogada para garantir que as cédulas enviadas pelo correio não fossem contadas depois do dia da eleição nos principais estados considerados chave, mesmo as que tivessem sido postadas em 3 de novembro, dia da eleição.

 

Apesar dessa onda de obstrução, as eleições de 2020 se transformaram em uma revolta eleitoral histórica da classe trabalhadora, que rejeitou Trump e o Partido Republicano. Uma revolta com raízes no ímpeto das eleições intermediárias de 2018, que tiveram participação histórica de jovens, negros e outras comunidades marginalizadas.

 

Em face dessa revolta, Trump e seus aliados republicanos estenderam os limites de sua astúcia a novos e audazes extremos. Enquanto insistia na falsa narrativa de fraude, a equipe de Trump direcionou acusações para cidades afro-americanas, como Filadélfia, Milwaukee, Detroit e Atlanta, sem apresentar qualquer evidência verificável no tribunal para apoiar suas alegações.

 

Esses ataques se tornaram tão abertos que alguns eleitores negros estão contra-atacando com ações legais. Monique Lin-Luse, advogada do fundo de defesa jurídica da Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor (NAACP, na sigla em inglês) que moveu uma ação contra a campanha republicana em nome dos eleitores negros de Michigan, afirmou em entrevista à CBS News que Trump manda a mensagem de que “a vontade deles [eleitores negros] não deve ser vista como legítima, sua vontade política expressa nas urnas não tem o mesmo peso [que a dos eleitores brancos]”. A ação movida em Michigan afirma que as táticas do governo Trump “repetem os piores abusos da história de nossa nação, já que os cidadãos negros tiveram sua voz negada na democracia dos EUA durante a maior parte dos primeiros dois séculos da República”.

 

Esse esforço para conectar “fraude” e “roubo” aos negros dos EUA não ocorre por acaso. Os eleitores negros são um grupo demográfico poderoso quando se trata de se organizar e votar por uma mudança progressista nos EUA. Isso acontece desde antes das eleições deste ano e permanecerá assim por muitas eleições. Ficou demonstrado que, quando os eleitores negros comparecem, os republicanos perdem.

 

Inicialmente, Trump tentou aplicar o antigo manual do Partido Republicano, centrado na supressão do eleitor negro antes da eleição. Essas táticas existem há décadas, desde os códigos usados para impedir os negros recém-libertados de votarem após a Guerra Civil até a recente destruição da Lei de Direito de Voto.

 

Como a manobra para impedir os negros de chegarem às urnas não foi suficiente este ano, eles agora estão exigindo abertamente a desqualificação dos votos negros. A supressão sempre esteve lá, mas agora foi remodelada sob o pretexto de exigir “integridade eleitoral”.

 

Pode-se fazer piadas online sobre o constrangimento da equipe jurídica de Trump, mas eles fazem parte de uma base que agora está começando a debater em uma plataforma nacional a questão de saber se os votos dos cidadãos negros são realmente válidos. Embora os casos movidos pela campanha de Trump sejam constantemente rejeitados e descartados, eles estão sendo autorizados a trazer para o discurso público um olhar de suspeita em relação a um poderoso grupo de eleitores que continuamente comparece para votar por uma mudança real.

 

Outro efeito deste ataque é encorajar segmentos da base de Trump, que aderem à sua retórica racista e intolerante. O presidente ajudou a criar violência e divisão ao difamar o movimento Black Lives Matter (BLM), classificando os participantes como “bandidos” e “saqueadores”. Então, por que não estender a difamação para fazer parecer que os negros também podem “roubar” uma eleição?

 

Trump deixou claro, em mais de uma ocasião, que não acha que as vidas dos negros importam, e agora sua equipe jurídica exclama orgulhosamente que os negros não votam. Este é um jogo perigoso, pois o terrorismo doméstico impregnado pela ideologia da supremacia branca está em ascensão. Isso é motivo de alarme. O perigo vai muito além deste ou daquele caso particular.

 

Pode-se discutir como o sistema de justiça criminal muitas vezes carece de justiça, já que os ricos regularmente encontram brechas para evitar o cumprimento da lei. No entanto, existem regras e há uma Constituição em vigor que a administração de Trump tem continuamente desconsiderado.

 

O senador Lindsey Graham deu um telefonema coercitivo para o secretário de Estado republicano da Geórgia, Brad Raffensperger, pedindo para lançar votos a favor de Biden. Trump entrou em contato pessoalmente com funcionários republicanos em Michigan, que desempenham um papel na certificação de votos estaduais.

 

Esses incidentes são apenas dois exemplos em uma longa lista de táticas criminalmente coercitivas de Trump e seus aliados do Partido Republicano para minar a vontade do povo. Não são lacunas ou áreas cinzentas, são ações totalmente criminosas. Se os republicanos não forem responsabilizados por isso, pode-se abrir a porta para que outros façam mais do mesmo, ou façam pior no futuro.

 

Não há dúvida, dados os incontáveis ​​processos judiciais fúteis, as atividades de coerção criminosa e o estímulo ao medo racista, de que Donald Trump está tentando roubar uma eleição legítima em que perdeu por ampla margem. Também está claro que a resposta sem brilho da maioria dos republicanos para condenar suas ações mostra complacência com essa tentativa de roubo. Na verdade, eles ajudaram a tornar isso possível.

 

Os republicanos estão acostumados a usar táticas de repressão a eleitores, e sua abordagem de esperar para ver as ações de Trump dá uma antevisão de quais medidas obstrutivas podem ser adicionadas a seu manual em um futuro próximo. A razão pela qual tantos funcionários republicanos demoraram para condenar as ações de Trump não foi covardia. Na verdade, teve mais a ver com o desejo de observar se ele realmente teria sucesso.

 

É nisso que os trabalhadores e ativistas terão que ficar de olho enquanto marchamos em direção às eleições de segundo turno na Georgia em janeiro e às as eleições intermediárias de 2022.

 

Dados os esforços veementes que a extrema direita tem feito para suprimir o ativismo eleitoral, agora não deve haver dúvida sobre seu poder. Trump expandiu o campo da repressão, mas isso não vai acabar quando ele deixar o cargo em janeiro. Ele foi apenas um jogador em uma luta sistêmica mais ampla, e uma das maneiras de vencermos essa luta é continuando a defender o voto do povo.

 

Fonte: People’s World/ Tradução: José Carlos Ruy/ Revisão: Mariana Branco




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.