UGT e Proteste realizam manifestação contra os péssimos serviços prestados pelas operadoras de telefonia no Brasil

11/09/2013

Em busca de melhores serviços e preços justos, a União Geral dos Trabalhadores (UGT), numa parceria com a Proteste (Associação Sem Fins Lucrativos para a Defesa dos Direitos do Consumidor) realizou uma grande manifestação, em frente a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), em São Paulo, na manhã desta quarta-feira (11).

A principal queixa dos consumidores e, consequentemente da UGT e dos vários Sindicatos que participaram do ato, é a péssima qualidade dos serviços prestados em relação à fiscalização nos setores de telefonia fixa e móvel, internet e TV por assinatura.

Segundo Ricardo Patah, presidente nacional da UGT, a manifestação é o início de uma série de ações que visam melhorar o trabalho de fiscalização da agência reguladora para que a população tenha um melhora no serviço oferecido pelas prestadoras de telefonia:  “Não vamos admitir que nossa telecomunicação continue com preços absurdos e com má qualidade.”

Participaram do ato, que aconteceu no dia em que o Código de Defesa do Consumidor completou 23 anos de existência, os Sindicatos de Asseio e Conservação de São Paulo (SIEMACO), assim como sua Federação (Fenascon), o Sindicato dos Padeiros, o Sintratel (Telemarketing) e Sincab (Sindicato Nacional dos Trabalhadores em Sistema de Televisão por Assinatura e Serviços Especiais de Telecomunicações) e os Sindicatos dos Comerciários de São Paulo e de Franco da Rocha.

Um documento contendo todas as reivindicações foi elaborado em conjunto entre a UGT e a Proteste e entregue à Everaldo Gomes Ferreira, superintendente regional da Anatel, que reiterou a legitimidade da ação das entidades e se comprometeu a enviar o documento ao presidente da Agência.

Canindé Pegado, secretário Geral da UGT, afirmou que as ações conjuntas com a Proteste serão intensificadas em várias partes do País, caso a Anatel não se pronuncie em relação a essas reivindicações num prazo de 15 dias. “Nós queremos que a sociedade também participe do concelho diretor da Anatel, pois esta agência é campeã em passar a mão na cabeça dessas operadoras de telecomunicações. A agência é falha e estamos criticando o serviço ruim que ela vem prestando a sociedade,” explica o dirigente.

Como implantar o 4G se o 3G não funciona?

Para Maria Inês, coordenadora da Proteste, representantes da associação viajaram por diversos estados brasileiros e constataram que o serviço 3G é falho e lento. Mesmo assim, as operadoras já estão vendendo a internet 4G, como a solução para um problemas que elas não conseguiram resolver.  “Não podemos permitir que sejam comercializados novos planos se os antigos continuam com os mesmos problemas. Hoje temos o 3G, que é falho em muitos estados do País, mesmo assim o 4g está sendo oferecido como uma alternativa melhor.”

Serviço caro e ruim

A coordenadora do Proteste ressaltou ainda que, no Brasil, o alto custo e a má qualidade dos serviços prestados se dá por conta da falta de competitividade entre as operadoras, pois são poucas as que realmente entram no país que, potencializada pelos altos encargos tributários, faz com que as contas de telefonia sejam estratosféricas e os serviços prestados ruins.

“Por exemplo, o roaming, que é a cobrança feita para ligações de longa distância, é uma tarifa que nesta semana foi abolida pela comunidade europeia, mas aqui nem se cogita essa mudança. Portanto, pagamos muito, temos pouco e além de tudo nossas reclamações ficam sem solução por anos”, conclui Maria Inês.