UGT participa do encontro latino-americano de trabalhadores domésticos

24/09/2013

A União Geral dos Trabalhadores (UGT), através da sua Secretaria da Mulher e entidades sindicais filiadas, participou do 1º Encontro Latino-Americano dos Trabalhadores Domésticos do Cone Sul, realizado nos dias 19 e 20 de setembro em Ciudad del Leste, no Paraguai.

O encontro teve como temas: “A ratificação da Convenção 189 da OIT organização Internacional do Trabalho, que trata dos direitos dos trabalhadores domésticos”; Trabalho infantil doméstico e o “Trafico de Pessoas e a sua Relação com o Trabalho doméstico”.

A UGT esteve representada no encontro pela secretária da Mulher, Cássia Bufelli,  Fátima Santos- Secretária da Mulher da UGT Rio de Janeiro, Gisele Berlim, presidenta do SINDOMÉSTICAS, Sindicato dos Empregados Domésticos de Paranaguá e do Litoral do Estado do Paraná e Neuza Almeida, presidenta do Sindicato de Trab. Domésticas de Niterói- RJ e por Joyce Ribeiro, assessora Técnica da Secretaria da Mulher.

Para a presidente do SINDOMÉSTICAS ,Gisele Berlim o encontro serviu para trocar informações da realidade dos trabalhadores domésticos dos países da América Latina. Ela ressaltou ainda que o trabalho doméstico no Brasil embora tenha sido regulamentado recentemente, ainda vai percorrer um longo caminho para seu reconhecimento total.

A representante da OIT, Maria Victória Heikel que trata exclusivamente da convenção 189 fez um relato das condições dos trabalhadores domésticos na América Latina, lembrando das diferenças econômicas e sociais dos países latinos.

Graciela Congo dirigente sindical e representante do Paraguai abordou o tema sobre o trabalho infantil doméstico ressaltou na oportunidade que cerca demais de 400 mil crianças trabalham no país, sendo que mais de 100 mil crianças trabalham como domésticas, significando que cerca de 21% das crianças paraguaias desenvolvem trabalho infantil doméstico.

A advogada Claudia Luna do Instituto Elas por Elas, salientou que o trafico de pessoas só perde para o trafico de drogas, que sua abordagem geralmente é feita através de propostas de trabalho doméstico em geral. Para ela o sindicato tem um papel importante na luta contra o trafico de pessoas.

O encontro serviu também para elaborar um documento com o objetivo de consolidar a implementação da convenção 189 da OIT e outros temas que tratam do trabalho doméstico e  assuntos sindicais.

Fonte: UGT Paraná

Categorizado em: Secretaria da Mulher,