UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Seminário “Convivendo com as Diferenças” destaca a inclusão da pessoa com deficiência


06/12/2013

 

“Na nossa  festa vale tudo, vale ser alguém como eu! como você...”  mas do que refrão de uma música, essa foi a tônica do seminário “Convivendo com as Diferenças”,  promovido pela Secretaria para Assuntos de Acessibilidade da UGT, na manhã desta sexta-feira, dia 6, na sede da União Geral dos Trabalhadores em São Paulo.

 

Inclusão não só no mundo do trabalho, mas na sociedade como um todo marcou a palestra de Firmino Manoel da Silva, que destacou que integrar não é incluir. “Integrar é quando muito aceitar, agora incluir é muito mais do que isso. Incluir é garantir que a pessoa com deficiência tenha autonomia e segurança para fazer uso dos espaços e equipamentos urbanos”, afirmou o palestrante.

 

Já o refrão da música “Dancing Days”, sucesso dos anos 80 citado acima,  marcou a apresentação do grupo de dança  sobre rodas  da ADPD no seminário que também contou com participação do artista Altino que faz pinturas com os pés.

 

O secretário geral da UGT, Canindé Pegado disse que a UGT reconhece que a luta das pessoas que buscam e defendem a acessibilidade é muito grande e às vezes as propostas e as iniciativas de políticas públicas nem sequer consultam as pessoas que necessitam de um atendimento ou ações mais objetivas do Estado Brasileiro. E completou afirmando que para ter a cidadania garantida é preciso que haja inclusão e que se respeite as diferenças.

 

A Secretária da pasta, Silvana Mesquita  disse que a realização deste seminário só foi possível por conta da União das diversas Secretarias da UGT. E ela contou, ainda que a UGT não só realiza reflexões internas como também contribui nas ações e na inclusão das pessoas com deficiência.

 

Silvana completou dizendo que a inclusão no mercado de trabalho, na saúde, na educação e em todos os meios da sociedade só será feita quando as barreiras forem quebradas e houver respeito entre as pessoas e o cuidado nas relações.

 

O presidente da UGT, Ricardo Patah falou  sobre a necessidade de que todas as pessoas ampliem a visão para as diferenças. E afirmou diversas vezes que um dos objetivos mais importantes e que devemos lutar sempre é a “valorização da vida”.

 

Cursos de qualificação
Durante o seminário, que teve a participação do Comitê de Sustentabilidade da UGT, na organização e coordenação do cerimonial, o Banco do Brasil, através de seu representante Cristian Bryck, anunciou um projeto de realização de parceria para o desenvolvimento de cursos de capacitação profissional voltados para pessoas com deficiência.


Incialmente estão previstas a realização das seguintes oficinas: Didática para multiplicadores; Produção de textos administrativos e Palestras e apresentações. Os cursos são oferecidos na unidade central do Banco do Brasil em São Paulo.


ODM


Ao final, o seminário contou ainda com a participação do integrante do GT de Comunicação dos ODM (Objetivos do Milênio), Leonardo C assiano, que após uma breve apresentação dos oito objetivos do milênio, defendeu a participação de integrantes das instituições que representam as pessoas com deficiência  nas reuniões para um trabalho de parceria  na construção de políticas voltadas para as pessoas com deficiência.

 

 

da redação da UGT




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.