UGT entrega carta sindical ao SindSad em grande festa

17/01/2014

O Sindicato dos Servidores Públicos de Santo Antônio do Descoberto (Sindsad), desde o último dia 14 de janeiro, está legalmente registrado no Ministério do Trabalho. A entrega da Carta Sindical aconteceu ontem (16), em solenidade no Espaço Solar Primavera, no município de Sto Antonio do Descoberto, Goiás. Participaram do evento o deputado federal Lourival Mendes vice-presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT), João Domingos presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), Sebastião Téo secretário geral da UGT do Distrito Federal, Lineu Mazano secretário geral da CSPB, Clenilda Melquíades presidente do Sindicato dos servidores públicos municipais de Sto. Antônio do Descoberto (SINDISAD), lideranças sindicais e autoridades civis. A Certidão de Registro Sindical (Carta Sindical) foi recebida em clima de festa e comemorada como uma verdadeira “Carta de Alforria" do Sindicato. O evento teve a participação de 570 servidores públicos municipais.

O deputado federal Lourival Mendes assegurou que a partir de agora com a carta sindical, o Sindsad terá total legitimidade para exigir legalmente todos os seus direitos bem como os dos sindicalizados.

O Sindsad, desde sua fundação, vinha sendo alvo constante de “pressões” da administração pública pelo fato de não ter a Carta Sindical. “Foram ameaças de fechamento da entidade, perseguições pessoais aos diretores e suspensão de repasses”, relembrou, emocionada, a presidente Clenilda Melquílades. "Passamos por humilhações desumanas, mas sempre lutamos para melhorar a vida do servidor e, hoje, com a Carta Sindical, colocamos fim à resistência”, comemorou.

Durante a solenidade, Clenilda Melquílades fez um agradecimento público e especial ao pastor Sebastião Téo secretário da UGT DF, e ao secretário geral da CSPB Lineu Mazano, pela ajuda incansável na conquista da carta sindical pelo Sindsad. “Esses homens não deram sossego ao Ministério do Trabalho até a solução final desta questão. Lá, fizeram plantão dia e noite até a liberação da carta”, disse. “Nada mais poderá nos deter na luta em favor dos servidores. Se, com todas as dificuldades, lutávamos sem recuar pelo cumprimento dos deveres da administração pública no atendimento de nossos direitos, agora nossa força triplicou”, fez questão de ressaltar a presidente.

Sebastião Téo, secretário geral da UGT, fez questão de externar, durante o evento, a angústia vivida nos bastidores desta “guerra” até a expedição final do documento. “Queridos amigos, a tarefa não foi fácil, os bastidores dessa luta foi incomum e houve até pedidos para que esta Carta não fosse liberada”, recordou. “E mesmo com a intervenção da CSPB, dos deputados federais Roberto de Lucena e Lourival Mendes e da UGT, não foi simples esta conquista. Mas quero dizer que vencemos, quebramos todas as resistências e, hoje, estamos aqui para entregar a Carta de Alforria ao Sindicato. Estamos colocando fim às humilhações, aos descasos. Legalizado, o Sindsad tem mais força e poderá representar os servidores do município em qualquer esfera da administração pública”, emendou.

O líder sindical Sebastião Téo, parabenizou a presidente Clenilda Melquíades e deu ênfase ao trabalho que ela tem desenvolvido no município em prol dos servidores. “Ela é uma mulher guerreira e sabemos que ela também não mediu esforços para alcançar esta vitória”, disse. “Clenilda batalhou, enfrentou dificuldades e, hoje, ao passar esta carta sindical às suas mãos quero dizer que os servidores merecem ter uma líder com o seu perfil destemido. Parabéns!", finalizou.

O presidente da CSPB, João Domingos, que fez questão de prestigiar a solenidade, garantiu que o Sindsad não irá pleitear os direitos dos servidores sozinhos. “A CSPB, como sempre, estará lado a lado com este Sindicato que soube e sabe mostrar sua força e determinação”, ressaltou ele que é liderança nacional reconhecida pela defesa dos direitos dos servidores públicos do Brasil.

O Secretário Geral da CSPB, Lineu, também fez questão de lembrar o caminho árduo percorrido até a conquista da carta sindical. “Mas o Sindsad atendeu todas as exigências do Ministério do Trabalho e, portanto, está legalizado. Os poderes municipais, estaduais e federais não poderão mais ignorar o Sindicato, como já fizeram várias vezes", desabafou ele.

O líder empresarial Balbino Francisco, esteve presente ao evento e parabenizou os funcionários públicos pela conquista e falou da importância do trabalho de Clenilda Melquílades à frente do Sindicato.

A festa pela entrega da Carta Sindical foi animada pela Banda Musical Kalundu que contagiou os presentes, servidores públicos e familiares. Os convidados jantaram e se divertiram durante toda a noite onde tudo foi motivo de festa.

Categorizado em: UGT - Distrito Federal,