UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Frente Parlamentar em Defesa dos Comerciários é lançada no Paraná


02/04/2014

Foi instalada no Paraná a Frente Parlamentar em Defesa dos Comerciários. A solenidade, por iniciativa do deputado estadual Ney Leprevost (PSD), aconteceu no plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná, na sexta-feira (28/04). O Paraná é o 9º estado a receber esse movimento nacional que tem como objetivo promover e amparar políticas públicas em defesa da categoria dos comerciários.
 
Segundo Ney Leprevost, que é o coordenador estadual da FPC, a criação da Frente Parlamentar em Defesa dos Comerciários “abrirá portas deste segmento junto ao legislativo e irá  fortalecer, organizar e difundir esta categoria, apurando a realidade das relações trabalhistas e as principais pautas de cada região, beneficiando mais de 600 mil trabalhadores que atuam no setor de comércio e serviços do Paraná, que agora terão representação formal e voz dentro desta casa legislativa.“ O deputado enfatizou ainda que “com isso  será possível estreitar laços com o Poder Legislativo. Afinal, os  comerciários representam a maior categoria da força de trabalho no país e no Paraná. Portanto é fundamental a constituição desta representação na Assembleia Legislativa”, concluiu Ney.
 
Ainda durante a reunião, Leprevost revelou que vários deputados estavam comunicando que iriam integrar  a Frente, dentre eles: Wilson Quinteiro (PSB), Élio Rusch (DEM), Rose Litro (PSDB), Ademar Traiano (PSDB), Rasca Rodrigues (PV), Nelson Luersen (PDT), Pastor Edson Praczyk (PRB), Gilberto Martin (PMDB), Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), Tadeu Veneri (PT); Ênio Verri (PT) e Artagão Junior (PMDB).
 
Participaram do evento  representantes de diversos sindicatos paranaenses, bem como de representantes da Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná (Fecep), presidida por  Vicente da Silva e da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), na ocasião representada por  Lourival Figueiredo Melo, entidade que conta  mais de 12 milhões de comerciários no País;  Paulo Rossi, presidente da UGT-Paraná; Elizabete Madrona – secretária para Assuntos da Mulher da FECEP e da UGT-PARANÁ; do vereador de Paranaguá, Márcio Costa (PRP); vereador de Foz do Iguaçu e presidente do SINECOFI, José Carlos (PROS); e do deputado federal Eduardo Sciarra (PSD), que é um dos articuladores de iniciativa semelhante no Congresso Nacional.
 
De acordo com o presidente da FECEP e vice-presidente da CNTC, Vicente da Silva, embora os temas relacionados aos comerciários, especialmente acerca das relações trabalhistas, sejam prerrogativas federais, muitas iniciativas podem ser promovidas no Paraná. “Apesar de sempre mantermos bom relacionamento com as entidades patronais, muitas redes de varejo expõem os trabalhadores comerciários a vários tipos de  abusos, como carga horária excessiva e muitas vezes até de assédio moral, e essa frente ajudará a buscar soluções para a resolução de conflitos”, disse Vicente.
 
Já Elizabete Madrona, secretária da Mulher da FECEP e da UGT-PARANÁ, e que também é da coordenadoria da Mulher da CNTC, disse que “a mulher vence a cada dia, quando desmente na prática as tendências escravizadoras do gênero, e com ela vence o país que dignifica a igualdade do ser humano”.
 
O presidente da UGT-PARANÁ, Paulo Rossi, parabenizou o deputado Ney Leprevost pelo lançamento da frente e agradeceu ao presidente da FECEP, Vicente da Silva, pelo apoio que ele e a maioria dos sindicatos de comerciários no Paraná têm depositado nas ações da UGT. “Se hoje somos a maior central sindical no estado do Paraná, devemos muito ao poder de articulação e pelo espírito agregador do companheiro Vicente da Silva”. Rossi, alertou ainda aos presentes da necessidade dos dirigentes sindicais ficarem atentos contra a famigerada tentativa do governo federal em editar uma medida provisória que trata de contratos temporários efetuados diretamente com o trabalhador. “Caso esse projeto conhecido como a “MP da Magazine Luiza” seja editado, teremos uma verdadeira escravidão nesse país, com trabalhadores ficando à mercê dos seus direitos conquistados na CLT”, lembrou Rossi.
 
Ainda durante o evento, o vereador parnanguara e dirigente da UGT-PARANÁ, Márcio Costa (PRP), prestou uma homenagem à FECEP e ao presidente Vicente da Silva. “Esse voto de louvor, aprovado pela Câmara Municipal de Paranaguá, é um justo reconhecimento ao trabalho desenvolvido por este grande líder sindical, que é o Vicente da Silva, pois com o trabalho desenvolvido pela FECEP, os comerciários conseguiram no ano de 2013 obter o reconhecimento da categoria no Congresso Nacional”, destacou Márcio Costa.
 
Lançada no Congresso Nacional em agosto de 2013 pelo deputado federal Roberto Santiago (PSD/SP), que também é vice-presidente nacional da UGT,  com o apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), a Frente Parlamentar em Defesa dos Comerciários (FPC) tornou-se a maior frente já lançada na Casa, recebendo o apoio de 21 senadores e 178 deputados federais.
 

Fonte: UGT Paraná


Categorizado em: UGT - Paraná,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.