Fesmepar e Sismucaf promovem seminário para servidores públicos de Cafelândia

11/04/2014

Mais de 500 servidores públicos municipais de Cafelândia, oeste paranaense, participaram do seminário ‘Relações Interpessoais e Qualidade no Atendimento do Serviço Público’, ministrado pelo professor e formador social Erledes Elias da Silveira, dias 8 e 9 de abril. A promoção foi do Sismucaf- Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cafelândia e da Fesmepar- Federação dos Sindicatos de Servidores Públicos Municipais e Estaduais do Paraná (filiados à UGT), com apoio da União Geral dos Trabalhadores e da prefeitura municipal de Cafelândia.

Na abertura do seminário, dia 8, estiveram o presidente do Sismucaf, Leonel  Clóvis Lupatini,  o presidente da Fesmepar, Luiz Carlos Silva de Oliveira,  e  a secretária de Finanças Sônia Maria Marchia; o prefeito de Cafelância, Valdir Andrade da Silva, o vice-prefeito Junior Motter e a secretária municipal da Educação Terezinha de Carvalho Leal Barbosa; representando a direção estadual da UGT-PARANÁ, o secretário de Comunicação João Luiz Riedlinger  e o vice-presidente do Sintrascoop- Sindicato dos Trabalhadores em Cooperativas de Cascavel e Região (filiado à UGT), Adilson Garcia.

“A Fesmepar vem cumprindo sua missão, incentivando a formação dos servidores públicos, transferindo conhecimento e promovendo a valorização dos trabalhadores no setor público”, destacou o presidente da Fesmepar, Luiz Carlos de Oliveira, na abertura do seminário. O presidente da federação falou ainda da parceria com a UGT na realização desses cursos e seminários. “A UGT tem sido nossa parceira incondicional e vem dando-nos apoio permanente para que possamos realizar com sucesso esses encontros”, disse Luiz Carlos.

Por sua vez o presidente do Sismucaf, Leonel  Clóvis Lupatini, falou das relações de trabalho entre o poder público e os servidores: “ muitas vezes os servidores são cobrados em suas obrigações mas ao mesmo tempo, não são valorizados e não têm seus direitos respeitados pelos gestores públicos”.

A secretária de Finanças da Fesmepar, Sônia Marchi, falou sobre a sistemática do seminário:  “ por se tratar de um número de participantes acima da média (Cafelândia tem quase 700 servidores municipais), resolvemos dividir o total dos servidores públicos em duas turmas para um melhor aproveitamento das palestras e debates”.  Ao falar, o  prefeito de Cafelândia, Valdir Andrade elogiou o empenho do Sismucaf e da Fesmepar:  “com essas parcerias conseguimos levar aos servidores de nosso município temas que não são debatidos na rotina do trato público”.

No primeiro dia do seminário a participação de educadores foi destaca pela secretária de Educação de Cafelância, Terezinha de Carvalho, “ os educadores, formadores de nossa sociedade não estão apenas nas salas de aula, mas sim em todos os momentos do convívio social”.

No segundo dia do seminário, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Mamborê (filiado à UGT), Edilson Lima Glovienka, chamou a atenção para a falta de interesse de alguns gestores públicos na qualificação dos servidores. “ Infelizmente, mesmo havendo uma parceria promissora entre sindicato, federação, central sindical e prefeitura, duas secretarias municipais de Cafelândia (Saúde e Ação Social) não liberaram os trabalhadores para participarem do seminário.

O professor e formador social Erledes Elias da Silveira fez uma avaliação positiva dos dois dias do seminário e do trabalho do Sismucaf, “ esse é um sindicato com pouco mais de dois anos de atividades e que vem apresentado resultados significativos . Estão de parabéns o presidente Leonel Lupatini e toda essa diretoria empenhados na organização dos servidores públicos dessa importante cidade do oeste paranaense”.

Numa avaliação geral dos participantes, o conteúdo do seminário e a didática contribuíram para um maior reconhecimento do significado do serviço público e das questões de organização e valorização dos trabalhadores de todas as categorias profissionais.

Fonte: UGT Paraná

Categorizado em: UGT - Paraná,