UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

UGT participa de debate na OIT sobre negociação coletiva na administração pública


14/04/2014

Lourenço Ferreira do Prado, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Crédito (CONTEC), vice-presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT) e coordenador do Fórum Sindical dos Trabalhadores (FST) participou do Fórum Mundial de Negociação Coletiva na Administração Pública, que aconteceu entre os dias 02 e 03 de abril, na sede da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que fica em Genebra, Suíça.

 

O evento reuniu representantes da classe trabalhadora e empregadores de diversos países que ampliaram as discussões sobre a importância e os desafios que envolvem a negociação coletiva na administração pública.

 

Entre os pontos colocados em discussão, destacam-se os temas sobre de que maneira a negociação coletiva pode contribuir para resolver as dificuldades enfrentadas na administração pública, incluindo os efeitos da crise econômico-financeira e de quais medidas seriam necessárias para melhorar o desenvolvimento da força de trabalho, a progressão profissional, as condições de emprego, a eficiência e o desempenho através do diálogo social.

 

“Podemos afirmar, categoricamente, que este foi um evento muito importante para o movimento sindical brasileiro e, principalmente, para a luta dos servidores públicos que anseiam pela ratificação da convenção 151, que estabelece o direito à organização sindical e a negociação coletiva entre os trabalhadores públicos e seus respectivos gestores, nas três esferas de governo – municipal, estadual ou federal”, explica Lourenço Prado.

 

Segundo o dirigente sindical, embora destinado aos trabalhadores do setor público, o evento interessou a todos os trabalhadores, tendo em vista que no Brasil não são apenas a União, os Estados e os Municípios os grandes empregadores, temos também as autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mistas e fundações, em todos os níveis da Administração Pública, que acabam sendo a matrizes responsáveis.

 

Outros temas foram abordados durante o encontro e tiveram como foco o reforço a independência e a imparcialidade da administração pública, assim como a proteção dos funcionários encarregados da luta contra a corrupção, em particular por meio da negociação coletiva, além de debater quais as recomendações sobre futuras medidas que poderiam ser adotadas pela OIT e seus estados membros, em relação a negociação coletiva na administração pública.

 

“Todo e qualquer assunto de interesse dos trabalhadores, seja em nível nacional ou internacional, interessa a todas as suas entidades sindicais representativas. Por isso, as Centrais Sindicais e Confederações de trabalhadores devem ficar sempre atentas a todos estes assuntos, para bem representar e coordenar os interesses e direitos da classe trabalhadora”, conclui Lourenço. 

 

 

Por Fábio Ramalho – imprensa UGT


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.