UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

UGT participa do Seminário - Negociação Coletiva e Redução da Jornada de Trabalho


17/04/2014

Dirigentes de sindicatos filiados a UGT/SC participaram no dia 11 de abril de 2014 do Seminário e Debate sobre Conjuntura Nacional promovido pela UGT, demais Centrais Sindicais e DIEESE. 

 
O tema “Conjuntura Nacional, Dinâmica da Negociação Coletiva e Redução da Jornada de Trabalho” foi devidamente exposto pelo Técnico José Álvaro, do DIEESE que falou sobre a atual conjuntura nacional abordando dados das ultimas negociações coletivas analisadas pelo DIEESE Nacional. O destaque ficou por conta da grande maioria das categorias de trabalhadores que negociaram ganhos reais acima da inflação em 2013.
 

Zé Álvaro afirmou que o Brasil vem crescendo ininterruptamente nos últimos 120 meses gerando milhões de postos de trabalho. Em sua análise, prevê crescimento do PIB para 2014.
 

Os desafios para o Movimento Sindical, segundo o Técnico do DIEESE catarinense, são a manutenção da atual política de reajuste do piso nacional e o avanço na política de redução da jornada de trabalho, incluindo-se na discussão a redução das horas extras e a extinção do banco de horas; metas possíveis, considerando que os ganhos de produtividade no Brasil cresceram 84% nos últimos 20 anos e que o peso dos salários representa apenas 22% do custo de produção e reduzir a jornada significariam um aumento no custo de apenas 1,99%.
 

Representando a UGT/SC na mesa de debates, o Secretário Geral, Professor Carlos Magno foi enfático ao afirmar que o Movimento Sindical precisa se unir na luta em prol dos trabalhadores, “precisamos deixar de lado nossas divergências para que prevaleça os interesses da classe trabalhadora que é a principal razão da existência da Organização Sindical dos Trabalhadores. É pra base que temos que olhar e é por ela que devemos lutar” finalizou o Secretário Geral da UGT/SC.
 

O Professor Moacir Pedro Rubini, Secretário de Educação e Qualificação da UGT/SC fez ponderações pontuais sobre a perversa política de juros como mecanismo de contenção da inflação. Para Rubini, esta política privilegia apenas o setor especulativo e penaliza os trabalhadores.
 

A atividade contou com mais de cem dirigentes sindicais de todas as regiões do Estado. 
 
 
Paulo Cesar Amante, Assessor de Comunicação UGT/SC


Categorizado em: UGT - Santa Catarina,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.