UGT apresenta proposta na Conferência da OIT

04/06/2014

O Secretario Adjunto de Relações Internacionais da União Geral dosTrabalhadores (UGT), Wagner Souza, titular pela bancada brasileira na Comissão Tripartite para discussão Recorrente sobre Emprego, esta participando da 103ª Conferencia Internacional do Trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que esta senda realizada em Genebra, na Suíça.

A bancada composta pelo Wagner Souza UGT, José dilson CTB, Antonio Vitor e Jefferson Tiego Força, deu início aos trabalho no dia 28 de maio quando apresentou emendas ao projeto nos seguintes termos, dentro das normas da OIT: 1) “O motor de todas as economias mundiais são os jovens, e a falta de investimentos dos empresários em qualificação profissional aliado com a inoperância dos governos em criar políticas públicas de educação e qualificação profissional, poderá fazer com que nos próximos anos tenhamos um aumento significativo na falta de mão de obra qualificada e o aumento da crise mundial.” 2) “A organização internacional do trabalho OIT, já possui instrumentos suficientes para resolver a questão do desemprego e subemprego, o que necessitamos é que os governos ratifiquem os convênios 98, 154, 158, com isto podemos resolver a questão das empresas privadas e dos Serviços Públicos.”

Fruto de um trabalho intenso de convencimentos a outras bancadas,recebemos o apoio da bancada da França, porém no dia 4 de Junho de 2014, fomos surpreendidos com a inclusão das duas emendas no Projeto de Conclusões relativo à segunda discussão recorrente sobre Emprego dentro do padrão das normas da OIT. É sabido que iremos ter mais debates durante a Conferência, entre Trabalhadores – Governos e Empregadores para o texto final, esta claro que será mantido, mas a Luta Continua!

“O trabalhador tem mais necessidade de respeito que de pão.” (Karl Marx)