UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Comerciários são capacitados para os ODM


16/07/2014

O Movimento Nós Podemos São Paulo (núcleo ODM-SP), com apoio do Comitê de Sustentabilidade da União Geral dos Trabalhadores (UGT), desenvolveu na manhã desta quarta-feira, 16/07, na sede do Sindicato dos Comerciários de SP, atividade para pessoas envolvidas em propagar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, da ONU.

 

A capacitação, como é chamada, serve para preparar as pessoas para aplicar nas comunidades ou até mesmo em suas residências, as oito metas do milênio para transformar a sociedade em que vivem. José Gonzaga da Cruz, vice-presidente dos Comerciários, esteve presente na mesa de abertura e destacou a ética nas ações de tudo o que se faz. Ao traçar um panorama da condição da fome e miséria no Brasil, ressaltou os princípios de justiça, inclusos nos oito objetivos contemplados dos ODM. 

 

Rosilânea Correa, a Lana, diretora de base dos Comerciários e conselheira Municipal de Saúde, abraçou a causa dos ODM e viu na casa uma abertura para trazer os projetos para os diretores do sindicato. “Como a gente trabalha temas de igualdade, educação, moradia, meio ambiente e saúde, a gente pode trabalhar através de campanhas. Pode ser em ações com a Secretaria da Saúde Municipal, com os sindicatos, através de esclarecimentos e orientações no trabalho e acompanhamento de material de apoio. A gente pode contribuir muito. Basta querer e ter vontade”, destaca.

 

“Queremos um Brasil melhor para todos. Para isso, precisamos trabalhar todos os objetivos. Sempre que formos decidir alguma coisa, pensar nas crianças que aparecem chorando na TV, é para elas que queremos fazer nosso trabalho, queremos vê-las sorrindo”, ressalta Gonzaga.

 

No viés da ética, Cleonice Caetano de Souza, diretora de Assistência Social e Previdência dos Comerciários e secretária de Segurança e Saúde no Trabalho da UGT, destacou a importância de acabar com a corrupção para se atingir o mundo que queremos. “Podemos viver num mundo melhor, mas precisamos trabalhar a ética moral, em todas as áreas, lembrando sempre da inclusão. É preciso atentar para as crianças deficientes também. Não apenas olharmos gênero, raça, mas pensar e criar material para pessoas deficientes”, alerta Cleonice. 

 

Nancy Alamany, diretora do IPC, entidade que sedia o núcleo do estado de SP e membro da Secretaria Executiva, destacou a destacou a municipalização, a importância do contato de cada um, para se atingir os 645 municípios e ajudar a acabar com a vulnerabilidade de regiões que ainda não atingiram algumas metas, como o ODM 5, da mortalidade maternidade, por exemplo. “É uma responsabilidade muito grande, que precisamos compartilhar com a ação de cada um. Por mais recursos que tenham sido investidos, a mulher continua morrendo por um objetivo tão simples, que é o de dar a luz... ainda precisamos lutar muito”, destaca.

 

Para que seja um movimento que diferencie a sociedade, entra o trabalho de capacitação. Claudia Saleme, gestora de sustentabilidade da CEASP e coordenadora do Grupo de Comunicação do Nós Podemos SP, foi a facilitadora do encontro de hoje. “O papel hoje, é de conhecer o público e contribuir com diálogo de novas propostas e ações, para o desenvolvimento social e humano, de forma participativa, objetivando as ações das metas do milênio”, explica.

Capacitar é mexer com as motivações internas, é perceber qual metodologia deve ser implantada, para agregar e criar novos facilitadores. “Percebo que o público é carente de alegria, de novidade. Por isso que a oficina do diálogo é feita para ouvir. É preciso construir junto. O processo também pode ser criado pelos participantes. Muitas vezes trazemos um material, mas modificamos no meio do caminho, porque depende do perfil de cada público”, aponta Claudia.

Célia Corrêa, do Centro Nacional de Ajuda Comunitária (Cenac), aderiu ao movimento em Guarulhos e foi hoje capacitada. “Sempre trabalhei com questões sociais, jornalismo social, me identifiquei com o trabalho para atingir as metas. Essa é uma vontade de deixar minha marca e mostrar ao mundo que passei por aqui”, revela.

 

A partir do ambiente de capacitação gerado, que se fortalece o núcleo. O próximo passo será criar o núcleo Municipal de São Paulo. No dia 1o de agosto, a partir das 9h, no Sentracos, será formalizada a formação Institucional do núcleo do município de SP.

 

Mariana Veltri, imprensa UGT e Nós Podemos SP

 

 


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.