Trabalhadores cooperativistas conseguem reajuste histórico

18/07/2014

Mostrando força e união, exatamente 10.541 trabalhadores celetistas em cooperativas paranaenses participaram, no dia 7 de julho, da votação e aprovação das negociações salariais de 2014, liderados pela FETRACOOP - Federação dos Trabalhadores Celetistas em Cooperativas (filiada à UGT) e sindicatos filiados da região Oeste do Paraná.

A assembleia de forma itinerante teve a participação efetiva dos representados do SINTRASCOOP (filiado à UGT),  SINTRASCOOM e  SINTRASCOOPA, sendo que ao final do processo, funcionários das cooperativas Copacol, Coopavel, C-Vale, Copagril, Lar e Frimesa, decidiram através do voto secreto, pela aprovação da negociação salarial de 2014 com 72,67% de votos favoráveis ao acordo junto ao sindicato patronal. Dentre as principais conquistas estão o reajuste de 9% nos salários e 10% no vale alimentação, além de aprovarem a  antecipação da data-base para o mês de Março/15.

Segundo o presidente da Fetracoop e do Sintrascoop, Clair Spanhol,  a categoria está de parabéns, pois essas conquistas somente puderam se concretizar com a mobilização dos trabalhadores. “Tivemos a maior democracia sindical do país, mostrando a organização e força dos nossos trabalhadores cooperativistas, pois não foram fáceis os embates e as duras reuniões nas mesas de negociação, onde evoluímos de um percentual inicial de 6% ofertado pelos patrões e, diante da nossa união chegamos ao índice de 9%, ou seja, quase 50% de aumento real nos salários. Só nos resta agradecer e parabenizar a todos pela forma participava e ordeira nas assembleias”, disse Spanhol.

O presidente da UGT-PARANÁ, Paulo Rossi, enalteceu o trabalho e a forma de organização dos trabalhadores celetistas em cooperativas. "Mais uma vez a Fetracoop e seus sindicatos filiados, através de seus dirigentes, demonstram porque são vanguarda no sindicalismo paranaense e brasileiro. Essa negociação e o processo de aprovação pela categoria, nos mostra como se fazer um sindicalismo cidadão, ético e inovador", concluiu Rossi.

Fonte: Fetracoop

Fotos: MGS/FETRACOOP