UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

SAAE Atibaia comemora 45 anos e apresenta seu primeiro Relatório de Sustentabilidade


28/07/2014

No próximo dia 31 de julho a Companhia de Saneamento Ambiental de Atibaia – SAAE, em comemoração aos seus 45 anos, lançará um Programa de Gestão Sustentável da Água e apresentará o primeiro Relatório de Sustentabilidade da empresa, como parte do novo programa.

 

Em parceria com o Siamfesp, Desenvolve SP, CAB Atibaia, Prefeitura e ANAMACO, a SAAE lançará um Programa de Gestão Sustentável da Água com o objetivo de redução de 50% no consumo de água das famílias da cidade de Atibaia. O programa que terá grande impacto no município está estruturado em três etapas, a primeira destinada aos próprios municipais, a segunda destinada a população de baixa renda e as entidades assistenciais e a terceira etapa será voltada à população em geral.

 

O relatório a ser apresentado segue o modelo internacional Global Reporting Initiative, a GRI, adotado pelas maiores empresas do mundo, e indicadores IBASE. A iniciativa faz parte da decisão estratégica da SAAE Atibaia, que desde 2013, com a chegada da Superintendente Fabiane Santiago, tem absorvido a sustentabilidade na sua atuação, como a criação do primeiro Núcleo de Sustentabilidade da Companhia.

 

“Estamos trabalhando com vistas à modernização de nossas operações para alinhamento ao mercado. Com olhar para o futuro, além das melhorias de infraestrutura, buscamos implementar boas práticas de gestão e, ainda, disseminar conceitos de sustentabilidade em nossas estratégias corporativas”, explica Fabiane.

 

São 15 os indicadores trabalhados no Relatório de Sustentabilidade 2013, todos alinhados à atuação da SAAE Atibaia. Entre os dados disponíveis no documento, estão: Governança Corporativa, Gestão de Funcionários, Coleta Seletiva, Educação Ambienta, Gestão dos Serviços de Água e Esgoto, Indicadores Econômicos, entre outras informações.

 

O relatório, que tem o intuito de mostrar de forma clara e transparente informações sobre a empresa, apresenta, por exemplo, as atividades desenvolvidas pela SAAE Atibaia com relação à Coleta Seletiva: a Operação “Cata Treco”, que tem como objetivo coletar volumosos (móveis e eletrodomésticos), de forma gratuita; o “Dia no Campo” atividade realizada junto à população rural para coleta de resíduos estocados são recolhidos e transportados para a Central de Triagem e Transbordo. As embalagens de agrotóxico recebem tratamento diferenciado.

 

Um fator importante para a realização do relatório foi o engajamento dos colaboradores da SAAE Atibaia. Por meio do sistema online GRS, Gestão de Relatório de Sustentabilidade, eles puderam inserir todas as informações necessárias para construir o documento, assim como tirar dúvidas. Eles ainda participaram de oficinas sobre o funcionamento do Relatório GRI.

 

A nova gestão da SAAE Atibaia, com a sustentabilidade como um de seus pilares, caminha de acordo com as iniciativas desenvolvidas pela cidade, como o Programa Atibaia Município Sustentável, projeto piloto que envolve o poder público, iniciativa privada e sociedade civil na aplicação de práticas sustentáveis no município. Em um ano, Atibaia subiu 101 posições em relação a 2012 na avaliação do Selo Município VerdeAzul, prêmio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente concedido aos municípios paulistas que desenvolveram ações e projetos na área ambiental.

 

O primeiro Relatório de Sustentabilidade da SAAE Atibaia estará disponível para consulta pública a partir do dia 31 de julho, no site www.saaeatibaia.com.br.

 

 


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.