Trabalhadores brasileiros estão conquistando reajustes acima da inflação, aponta Dieese

29/07/2014

O balanço anual dos pisos salariais do Brasil, divulgado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que é feito por meio do Sistema de Acompanhamento de Salários (SAS) apontou que os valores de 2013 tiveram uma variação R$ 678,00, valor do salário mínimo do período, e R$ 3.600.00, o que representa uma média de R$ 879,04 ou 9% de aumento.

Os dados, realizados pelo nono ano consecutivo, analisam os pisos salariais definidos em convenções acordos e coletivas fechadas em 2012, comparando com as mesmas negociações feitas em 2013 em 685 unidades de negociação dos setores da indústria, comércio, serviços e rural em todos os estados da federação.

O estudo aponta também que 95% das unidades pesquisadas conquistaram reajuste acima da inflação para os pisos salariais.

Das unidades pesquisadas, cerca de 27% definiram um valor único de piso salarial nos seus acordos ou convenções coletivas, o que contatou ligeira queda se comparado a 2012, em que esse número chegou a 28%.

Para ver a íntegra do estudo divulgado pelo IBGE acesse: http://www.dieese.org.br/balancodospisos/2013/estPesq72BalPisos2013.pdf

Por Fábio Ramalho – imprensa UGT com informações de agências