UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Centrais se preparam para audiência na OIT em defesa da liberdade sindical


04/08/2014

As Centrais Sindicais se reuniram na tarde desta segunda-feira, 04/08, na sede da União Geral dos Trabalhadores (UGT), para se organizarem para a reunião, ainda sem data definida, que terão com a Comissão de Normas da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre liberdade sindical.

 

No último dia 09 de junho, na 103a Conferência da OIT, em Genebra, as centrais sindicais (UGT, CUT, FS, CTB e NCST) entregaram ao Comitê de Liberdade Sindical uma denúncia contra a interferência do Governo do Brasil, por meio do Ministério Público do Trabalho, nas atividades dos sindicatos. Neste documento, as centrais acusam o MP de interferir na vida política e financeira dos sindicatos ao tentar impedir o recebimento de contribuições, aprovadas em assembleias, para o custeio e manutenção de ações que visam defender o direito e os interesses dos trabalhadores e trabalhadoras brasileiros.

 

Em resposta, a OIT convocou um encontro que deve reunir as centrais sindicais, o Ministério do Trabalho e o Tribunal Superior do Trabalho (TST) afim de buscar um consenso.

 

A UGT considera inaceitável qualquer prática que promova o retrocesso das conquistas dos trabalhadores e, junto com as demais centrais, lutará  para impedir que tais práticas anti-sindicais como, por exemplo, a invalidação de atas de eleições e de greve dos trabalhadores continuem acontecendo.

 

Por Giselle Corrêa, da UGT

 




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.