Sindicato dos Comerciários será sede do núcleo municipal ODM SP

26/08/2014

Principal representante da classe trabalhadora em ações dos ODM, UGT parabeniza sindicato filiado pela formação do núcleo na capital

Como parte das atividades de municipalização para que o Brasil alcance, até 2015, as oito metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Sindicato dos Comerciários do Estado de São Paulo (filiado à União Geral dos Trabalhadores - UGT) será a instituição âncora do núcleo municipal ODM SP. Movimento sindical, sociedade civil, governo e empresariado lotaram a sede da Prefeitura da capital paulista, nesta terça-feira, 26/08, para participar da formalização do núcleo.

O encontro foi realizado pelo Movimento Estadual pela Cidadania e Solidariedade, Nós Podemos SP, e contou com apoio do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, PNUD, Secretaria da Presidência da República, Prefeitura de SP, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Rede Agenda 21, Instituto Pró-Cidadania (IPC), UGT e do próprio Sindicato dos Comerciários.

José Gonzaga da Cruz, vice-presidente do Sindicato dos Comerciários, representou o presidente da entidade e da UGT, Ricardo Patah, assim como Cleonice Caetano Souza, diretora dos Comerciários, engajada, ao lado de Cristina Palmieri (Comitê de Sustentabilidade da UGT), dos trabalhos de cunho social e integração das pessoas.

Gonzaga destacou a urgência de cuidar de três dos objetivos: fome, saúde e destruição das florestas, como eixos transformadores para o desenvolvimento e melhoria das condições de vida das pessoas e ressaltou inúmeros trabalhos que a mais nova sede dos ODM SP já desenvolveu. “São ações para melhorar nosso futuro e cada um de nós”, ressalta o vice-presidente.

Eliana Falque, uma das integrantes da Secretaria Executiva do Nós Podemos SP destacou a importância da formação de um núcleo num município como São Paulo, o envolvimento da prefeitura em um programa como este, além da participação dos sindicalistas, empresários e sociedade civil. “Este núcleo é criado numa cidade onde nasce e gera o nosso trabalho, onde há os oito eixos que são trabalhados pelos ODM”, contempla.

Para Cristina Palmieri, também da Secretaria Executiva do Movimento Estadual pela Cidadania e Solidariedade e do Comitê de Sustentabilidade da UGT, este é um processo ímpar para que as boas práticas da capital possam ser compartilhadas e ajudar na trajetória dos ODM juntos aos demais núcleos municipais que estão se formando pelo estado de SP.

Em contagem regressiva, lembrando os 500 dias restantes para a melhoria dos objetivos, Nina Orlow, mais uma integrante da Secretaria do núcleo estadual e pertencente à Rede Agenda 21, frisou o engajamento de todos.

Também estiveram presentes Artur Henrique, secretário municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo representando o prefeito Fernando Haddad; Miriam Salete Barreto, que representou o ministro da Secretaria da Presidência da República, Gilberto Carvalho; Andrea Borges do PNUD e Ricardo Bossi, gerente de desenvolvimento do Banco do Brasil.

Os ODM contam com várias parcerias e as ações de responsabilidade social de cada instituição também são de grande relevância para o desenvolvimento. São Paulo é uma grande locomotiva, a instalação do núcleo municipal dos ODM na capital causou ebulição no sentido de ansiedade dos participantes de movimentos populares em querer soluções, mas também causou comoção. Revelou o talento do pequeno Guido Santana (foto acima), garoto de 9 anos que vem da periferia de SP (Parelheiros), que, num violino emprestado, tocou Zequinha de Abreu e Valdir Azevedo. Que os ODM possam ajudar a inclusão desta e de todas as crianças brasileiras.

Mariana Veltri – imprensa da UGT e Nós Podemos SP / Fotos: FH Mendes