Sincomerciários de Rio Preto tem escolinhas de futsal e futebol gratuitas

29/08/2014

As aulas de futsal acontecem as segundas e quintas-feiras, das 19 às 21 horas, na quadra esportiva do Clube Social da entidade sindical, na rua Tupi, 1.000; as de futebol, aos sábados, das 16 às 17 horas, no Clube de Campo

Aulas de escolinhas de esporte para crianças e adolescentes em clubes e academias esportivas particulares costumam, normalmente, custar caro, dificultando o acesso aos filhos de trabalhadores com renda mais baixa.

No caso dos comerciários rio-pretenses “a história é outra”. Independente de renda salarial, o Sindicato dos Empregados no Comércio de S.J. Rio Preto (Sincomerciários) – filiado à UGT - oferece gratuitamente escolinhas de esporte nas modalidades futsal e futebol de campo para crianças e adolescentes, filhos de comerciários sindicalizados.

A escolinha de futsal - implantada há três meses pela presidente do Sincomerciários, Márcia Caldas Fernandes, e sua diretoria - funciona no Clube Social da entidade, na rua Tupi, 1.000.

As aulas – ministradas pelo professor de Educação Física Marco Antonio (formado na UNORP) - acontecem às segundas e quintas-feiras, das 19 às 21 horas.

Hoje são 54 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos que freqüentam a escolinha de futsal (com autorização por escrito dos pais).

Já as aulas da escolinha de futebol – também funcionando desde março – ocorrem aos sábados, das 16 às 17 horas, no Clube de Campo do Sincomerciários, no km 4 da rodovia Assis Chateaubriand. São também ministradas por Marco Antonio.

“Nosso sindicato é de luta, de defesa dos interesses salariais e gerais de nossa categoria. Mas, também é de cidadania, oferecendo lazer e esportes às famílias dos comerciários”, diz Márcia Caldas Fernandes.

Lúdico

Para o professor de Educação Física Marco Antonio, “a atividade física esportiva, em seu sentido prático, está inserida na vida como parte fundamental da formação de cada ser humano. Glória, vitória, autoconfiança, liderança, ascensão, Educação fazem parte deste contexto”.

Por isso, explica ele, “as aulas das nossas escolinhas são lúdicas e didáticas para ajudar as crianças a desenvolver habilidades motoras, capacidade física, fundamentos do futsal e futebol, além do aprendizado para conhecimento de suas próprias dificuldades, e no respeito às regras esportivas e com seus colegas”.

“A criança é um ser completo, tem suas próprias vontades e personalidade. Só precisam ser lapidadas”, sentencia Marco Antonio.

Fonte: Imprensa do Sindicato dos Empregados no Comércio de São José do Rio Preto

Categorizado em: UGT - São Paulo,