UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Pesquisa Mostra que 40% dos professores apresentam acentuados níveis de estafa


02/09/2014

Recente pesquisa encomendada pelo movimento sindical dos trabalhadores em educação teve por objetivo constatar quais os fatores que estão interferindo na qualidade de vida dos professores que atuam nas escolas privadas do estado de Santa Catarina. 

 

O Instituto de Pesquisas e Estudos dos Trabalhadores – IPET,  responsável pela pesquisa, teve os trabalhos coordenados pela psicóloga Maria Tais de Melo. Mil e quinhentos (1.500) professores distribuídos em cinco regiões do estado foram entrevistados.

 

Com os objetivos de: identificar os fatores estressores que estão interferindo na qualidade de vida dos professores, contribuir para a elaboração de políticas voltadas à saúde ocupacional e colocar na agenda do movimento sindical programa específico de atenção à saúde do professor, o IPET encampou os trabalhos entendendo que havia razões óbvias para que este estudo ganhasse corpo e fosse levado a cabo.

 

A forma exploratória que deu o tom da pesquisa utilizou abordagem quali/quantitativa, com os sujeitos selecionados por sorteio, de acordo com os seguintes critérios de inclusão: professores que atuem em escolas privadas que aceitaram participar das pesquisas em seis regiões do estado de Santa Catarina.

 

A pesquisa revela uma série de indicativos determinantes das mazelas sofridas por quase metade dos professores da rede privada de ensino no estado de Santa Catarina. 

 

Os problemas vão dos mais simples aos mais complexos: falta de equipamentos adequados para desenvolver as atividades laborais, problemas de ergonomia, salas de aula com excessivo número de alunos, pressão psicológica, falta de valorização profissional, estafa em grau máximo (que aparece na resposta de 46% dos professores entrevistados na região sul) que denota patologia gravíssima e que em muitos casos, pode levar ao desencadeamento de várias outras doenças físicas e emocionais.

 

A pesquisa completa e os resultados deste trabalho podem ser conferidos no livro lançado pelo Instituto de Pesquisas e Estudos dos Trabalhadores – IPET – sob o título “Saúde Ocupacional do Professor” Rede Privada de Ensino, de Maria Tais de Melo publicado também no sitio da Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino do Estado de Santa Catarina – FETEESC - http://www.feteesc.org.br/?p=3787




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.