Sindserv qualifica servidores públicos de Londrina

29/09/2014

Funcionários públicos de Londrina, no norte paranaense, passaram por um treinamento diferenciado. O projeto piloto de Treinamento Estratégico, promovido pelo Sindserv-Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Londrina (filiado à UGT) capacitou, inicialmente, 120 servidores da Secretaria Municipal de Obras daquele município. Durante três semanas esses 120 trabalhadores no serviço público, divididos em três grupos, passaram por uma capacitação que envolveu dinâmicas voltadas ao trabalho em equipe, autoestima, lideranças, técnicas de administração e marketing. O encerramento dessa primeira fase do projeto, com a entrega dos certificados aos participantes das três turmas foi dias 23, 24 e 25 de setembro, na sede do Grêmio Recreativo Londrinense.

Para o presidente do Sindiserv e presidente da Regional Norte da UGT-PARANÁ, Marcelo Urbaneja, é justamente pela falta de iniciativa dos gestores públicos que o sindicato desenvolveu essa ação, promovendo a modernização do conceito do funcionalismo público. A escolha em atender inicialmente os servidores da Secretaria de Obras, foi após o sindicato observar o alto grau de estresse sofrido por esses trabalhadores. “São muitas as suspeitas de irregularidades que essa pasta vem recebendo. A Secretaria de Obras é extremamente importante para o município, mas falta estrutura, principalmente de mão de obra. Em função disso e das acusações de corrupção da Comissão Especial de Investigação (CEI) dos Alvarás, os servidores têm trabalhado sob um alto grau de estresse. Vale ressaltar que o relatório da CEI dos Alvarás não comprovou nenhum caso de irregularidade dos servidores”, explicou Urbaneja.

Além das capacitações, os servidores também são estimulados a discutir os problemas da secretaria para melhorar o atendimento prestado pelos mesmos aos munícipes, mantendo a boa imagem do servidor público junto à população e também buscar alternativas e melhorias às condições de trabalho.

“Ao fim desse projeto, os servidores irão redigir um documento apontando problemas da secretaria bem como sugestões para a correção dos mesmos, melhorias nas condições de trabalho, fluxo de documentos entre outros”, apontou Urbaneja.

O presidente do Sindserv explicou que, com o resultado alcançado com este projeto, o sindicato terá mais condições de cobrar da gestão do prefeito Kireeff mais investimentos para a capacitação dos servidores. “São 120 servidores que participaram deste projeto inovador, dentro de um universo de 9.400. Queremos e vamos continuar com esse trabalho até que todos sejam atendidos. Vamos cobrar do prefeito mais investimentos na área de recursos humanos, que é fundamental para melhorar a vida do servidor. Isso é uma realidade na iniciativa privada e gera bons resultados, porque não pode ser assim no serviço público também?”, argumentou Urbaneja.

Categorizado em: UGT - Paraná,