Miss Comerciária Paulistana 2014

20/10/2014

Na noite desta sexta-feira, 17 de outubro, o Sindicato dos Comerciários de São Paulo, por meio de sua Diretoria de Educação, Formação Profissional e Esportes, promoveu o Miss Comerciária Paulistana 2014.

O concurso é uma oportunidade de homenagear as cidadãs brasileiras por sua beleza e importância para a sociedade, possibilitando a realização de sonhos.

“Nosso Sindicato luta diariamente pelos direitos das mulheres. Queremos igualdade, saúde, creches. Quebramos paradigmas. E, além de tudo isso, reconhecemos, claro, a beleza e o encanto da mulher. Boa sorte a todas hoje e boa sorte à nossa representante na etapa estadual”, disse José Gonzaga da Cruz, vice-presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo.

“Esse evento é uma forma de valorizar a mulher e reconhecer a dedicação das comerciárias nos diversos ramos do setor, seja em lojas, supermercados, concessionárias, livrarias, perfumarias, etc. Hoje as mulheres representam mais de 50% do mercado de trabalho e estão ganhando cada vez mais espaço”, falou Evanildo Cabral, diretor de Educação, Formação Profissional e Esportes da entidade sindical.

As 16 finalistas do Miss Comerciária Paulistana 2014 foram selecionadas por uma equipe do Sindicato. Já as quatro vencedoras foram escolhidas durante o evento pelos jurados Ribas Azevedo e Luiz Carlos Santos, produtores de eventos; a estilista de moda Jocasta Moeira; Fabiano Cavalcante, da Mega Model; a design de moda Vanda Mayule; e Marcelo Saad e Camila Rabello, diretor e modelo da Faro Models – empresa que decidiu agenciar as três primeiras colocadas no concurso.

As vencedoras

A grande vencedora da noite foi Jéssica dos Santos Melo – eleita a Miss Comerciária Paulistana 2014.

Jéssica trabalha há 3 anos no comércio e ficou sabendo do Miss Comerciária pelo site do Sindicato. “Nem acredito. Ainda nem consigo pensar o que vou fazer com o prêmio de R$ 7 mil. E ainda terei a oportunidade de trabalhar como modelo. É tudo muito novo!”

A coroada irá representar a capital no Miss Comerciária Paulista dia 22 de novembro, na Praia Grande, em evento promovido pela Fecomerciarios. “Só o fato de participarem do concurso e serem tão bonitas já faz de cada uma dessas mulheres uma grande miss”, disse Arnaldo Azevedo Biloti, que prestigiou a etapa paulistana representando Luis Carlos Motta, presidente licenciado da Fecomerciarios.

O segundo lugar foi para a jovem Yasmin Martins Cabado, que recebeu R$ 4 mil. “O dinheiro, vou deixar guardado na poupança. A oportunidade de trabalhar como modelo, vou agarrar e conciliar com o meu trabalho como comerciária”, disse.

Roberta Carvalho foi a 3 colocada. Ela e Jéssica foram incentivadas pela gerente da loja onde trabalham – a Ciro Estilo e Moda – a fazer a inscrição no Miss Comerciária. “Valeu muito a pena participar. Fiz amizades que vou levar pra vida inteira. E o dinheiro veio em ótima hora porque vou me casar em dezembro”, contou a comerciária, que recebeu R$ 2,5 mil como prêmio.

E a eleita Miss Simpatia do comércio paulistano foi Raiude Oliveira. Aos 22 anos, a jovem, que trabalha nas Confecções Trimix, já está há quatro no comércio. O prêmio de R$ 1 mil ela vai guardar para o casamento.

Com saúde, a mulher é muito mais bonita

Este ano, a passarela do Miss Comerciária Paulistana também chamou a atenção da sociedade para a importância do combate ao câncer de mama. O tema do evento foi “Com saúde, a mulher é muito mais bonita. Não ao câncer de mama!”.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres. No entanto, se for diagnosticado e tratado precocemente, as chances de cura são consideráveis. Daí a importância de ir regularmente ao médico e de realizar o autoexame.

Durante o evento, a funcionária do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, Kelly, relatou sua experiência ao descobrir o câncer de mama em 2010: “Num primeiro momento, fiquei sem chão. Só pensava na minha filha. Tinha muita vida pela frente e uma filha para criar. Fiz a cirurgia, a quimioterapia, a radioterapia, mas superei tudo e me curei. Isso porque descobri a tempo e contei com total apoio do meu esposo, dos meus amigos, do Sindicato. Nunca perdi a fé. A mulher precisava de muito carinho nessa hora. Ela se sente feia, fica cansada, sente muita dor. Precisa de apoio e eu tive. O meu conselho, tanto para homens quanto para mulheres, é que façam a mamografia de seis em seis meses. Se o câncer for descoberto no início, as chances de cura são muito maiores”.

Mamografia gratuita no Sindicato dos Comerciários

Falando em mamografia, a Secretaria da Mulher do Sindicato, em parceria com o Ambulatório, irá promover, de 20 a 31 de outubro, uma campanha contra o câncer de mama. “Nesse período, comerciárias e dependentes poderão fazer exames de mamografia gratuitamente no Ambulatório da entidade sindical. Para obter mais informações e agendar o exame, basta ligar para 2111-1753 ou 2111-1709”, explica a diretora Isabel Kauzs.

Categorizado em: Geral,