Propostas marcam o segundo dia da Plenária Nacional dos Comerciários

31/10/2014

Nesta sexta-feira (03), segundo dia da Plenária Nacional dos Dirigentes Sindicais Comerciários da UGT (União Geral dos Trabalhadores), iniciou com uma intervenção do presidente ugetista Ricardo Patah, que abordou o tema referente ao veto do artigo 5º da regulamentação da profissão que trata, justamente, da sustentação financeira das entidades sindicais.

"Tínhamos sim uma liberdade de escolha quanto a contribuição assistencial para toda a categoria, ou seja, dez dias antes de ser feito o desconto, os trabalhadores podiam fazer uma carta de oposição e se negar a pagar. Agora não, com a mudança feita podemos somente cobrar a assistencial dos nossos filiados e se eles fizerem uma carta permitindo que a gente efetue a cobrança, ou seja, ninguém vai pagar, mas desfrutarão dos benefícios conquistados por meio dos acordos coletivos, diz Patah. Segundo o presidente ugetista, essa situação é danosa para as instituições sindicais, pois muitas delas cumprem papéis sociais que teriam de ser responsabilidade dos estados, já que essas entidades oferecem atendimentos médicos, odontológicos, cursos profissionalizantes, restaurantes populares, entre outros.

Após sua intervenção, Patah ministrou uma palestra intitulada "Acordos Nacionais com Grandes Redes de Varejo", em que explanou sobre a situação das multinacionais e a forma com que elas diferem por região a contratação dos trabalhadores e trabalhadoras. "Em outros países, como nos Estados Unidos, a prática antissindical é muito grande.

O Walmart, por exemplo, manda embora qualquer trabalhador que se envolva com sindicatos e no Brasil não é diferente, já houve casos de funcionários serem demitidos por conta da sua atuação sindical", explica Patah. Durante a palestra, o presidente da UGT fez uma sugestão para se fazer um levantamento quanto a localização das sedes das empresas multinacionais, organizar uma comissão e se deslocar até essa sede com o objetivo de fechar um acordo específico para o Brasil. Os debates seguem com pautas que são fundamentais para o avanço dos direitos da categoria comerciária como: piso nacional, aposentadoria, enfrentamento aos assédios moral e sexual, entre outros temas.

Fábio Ramalho - imprensa UGT