21ª Plenária Nacional da UGT reafirma pluraridade da central

13/11/2014

Com uma homenagem ao dirigente Arnaldo de Souza Benedetti, falecido em julho deste ano, foi iniciada na tarde desta quinta-feira (13) em São Paulo, a 21ª Reunião Plenária da Executiva Nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT).  Nesta que é a última plenária de 2014, a central reafirma sua condição de entidade plural  iniciando a discussão quanto ao seu posicionamento diante dos governos eleitos, nas esferas estadual e federal.

Assim que foram iniciados os trabalhos, o presidente nacional da UGT, Ricardo Patah, destacou a participação de todos dirigentes sindicais ligados à central, no processo eleitoral. “Quero aqui parabenizar a todos companheiros e companheiras, que com essa participação, contribuiram para elevar a percepção plural da nossa entidade.

Segundo o presidente Ricardo Patah, o momento agora é de definir as ações para assegurar a defesa dos projetos e programas de interesse da classe trabalhadora. Graças a essa atuação, a UGT já avançou de forma extraordinária nesses últimos seis anos, a ponto de já podemos ser considerada a 2ª maior central sindical deste país.

Diante deste crescimento, aumentam também as responsabildades da central, que nesta 21ª Plenária, iniciada nesta quinta e que prossegue também na sexta-feira, dia 14, estarão sendo discutidas como a UGT deverá se portar diante dos novos governos.

E não só na esfera executiva, como também na esfera Legislativa. O vice-presidente da UGT e deputado federal Roberto Santiago, destacou em seu pronunciamento neste primeiro dia de plenária, a questão da diminuição da bancada trabalhista no Congresso Nacional, lembrando que “ isto exigirá esforço redobrado dos sindicalistas para ver aprovados no Congresso as propostas de interesse da classe trabalhadora.

Documento

Praticas antissindicais, combate a corrupção, questão indígena e itens que integram a pauta trabalhista no Congresso (que incluem entre outras questões o fator previdenciário, redução da jornada de trabalho, entre outros temas), são questões que estarão sendo amplamente debatidas nestes dois dias de plenária, culminado em um documento que deverá ser entregue ainda este ano para a presidente Dilma Rousseff.

Joacir Gonçalves, Imprensa UGT / Fotos: FH Mendes

Mais fotos clique aqui