20 de Novembro - Dia da Consciência Negra

19/11/2014

Nesta quinta-feira,  20 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra. E a União Geral dos Trabalhadores  (UGT) aproveita a data para homenagear Zumbi dos Palmares um personagem histórico que simboliza a luta do povo negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial.

Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também uma forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

Muitos de nós ainda lutam, e se não morrem mais pelo reconhecimento de nossa cultura – um das mais ricas do mundo – morrem por serem negros, muitas vezes também por sermos negros e pobres, discriminados pela cor da pele, pelo local em que moramos e por quem acreditamos ser nossos mestres espirituais.

A União Geral dos Trabalhadores – UGT tem tido uma atuação forte e constante na promoção da igualdade racial, na valorização dos trabalhadores e trabalhadoras visando a igualdade de oportunidades, a equidade de tratamento, o reconhecimento de capacidades independente de cor de pele e condição social.

Sabemos de nossa responsabilidade junto a sociedade brasileira para torna-la mais digna, cidadã e buscamos através de nossas ações ampliarmos as discussões no mundo do trabalho. Seja na qualificação dos sindicalistas, seja nas convenções coletivas de trabalho, seja junto ao movimento social. “Nossa missão enquanto central sindical é ter nosso valor reconhecido como pessoas, homens e mulheres, trabalhadores e trabalhadoras que somos e produtores da riqueza de nosso país".

Ana Cristina dos Santos Duarte

Secretaria Nacional para Assuntos da Diversidade Humana da UGT