UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Petrobras admite que é investigada nos EUA


25/11/2014

A Petrobras confirmou pela primeira vez que está sendo investigada pela SEC (Securities and Exchange Commission), regulador do mercado de capitais nos Estados Unidos, indicando que a apuração é relacionada às denúncias de corrupção reveladas na Operação Lava Jato.

 

Segundo comunicado enviado pela estatal ao mercado, nesta segunda-feira à noite, a SEC enviou à companhia um requerimento de documentos da companhia "relacionados a uma investigação" do regulador americano.

 

A Petrobras está sujeita à regulação americana porque negocia papéis na Nyse, a Bolsa de Nova York.

 

Segundo a Petrobras, serão enviadas informações obtidas pela apuração independente que está sendo feita conjuntamente pelos escritórios Trench, Rossi e Watanabe, brasileiro, e o Gibson, Dunn & Crutcher, dos EUA.

 

Os dois escritórios foram contratados em outubro, por determinação da empresa que audita os balanços da Petrobras, a PwC (PricewaterhouseCoopers), preocupada com a veracidade e a extensão dos efeitos das denúncias.

 

Os escritórios se apresentam em suas páginas na internet como especializados nas leis anticorrupção dos Estados Unidos, em especial a FCPA (Foreign Corrupt Practice Act), que prevê pesadas multas e punições a empresas estrangeiras que negociam títulos nos Estados Unidos flagradas em corrupção.

 

A PwC enviou, em 16 de outubro, uma carta à Petrobras mostrando preocupação com envolvimento dos administradores na companhia nas denúncias de corrupção.

 

A PwC disse ser necessário aprofundar as investigações e ameaçou denunciar a omissão da empresa, caso houvesse, à SEC. Apesar da providência da Petrobras, a PwC decidiu não auditar o balanço do terceiro trimestre até que fosse possível subtrair do patrimônio os valores adicionados aos investimentos, inflados pelo pagamento de propinas.

 

Fonte: Folha de S.Paulo


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.