UGT-PARANÁ faz balanço das ações em 2014

01/12/2014

A UGT-PARANÁ realizou em Curitiba, no sábado, (29/11) a sua tradicional festa de confraternização e prestação de contas das ações políticas ao longo de 2014. O evento, mais uma vez bastante prestigiado, contou com a presença de mais de 300 lideranças sindicais, políticas e comunitárias de Curitiba e Região Metropolitana. Dentre as lideranças políticas foram destaque a presença do vereador na capital paranaense José Carlos Chicarelli (PSDC) e do presidente da Cohapar-Companhia de Habitação do Paraná, Mounir Chaowiche.

Dentre as ações políticas, foram ressaltadas as diversas plenárias regionais realizadas em 2014; a luta pelo Trabalho Decente; as campanhas sindicais em prol dos filiados; a efetiva participação política dos dirigentes das entidades filiadas à UGT no pleito eleitoral de 2014; a campanha da UGT-PARANÁ promovendo a doação de órgãos; a parceria com a Cohapar - Companhia de Habitação do Paraná implementando a construção de moradias populares para os filiados representados pelas entidades filiadas à UGT; a parceria com a FEMOCLAM - Federação das Associações de Moradores e Movimentos Comunitários de Curitiba e Região Metropolitana; a parceria da UGT/FEMOCLAM com a Universal Saúde; e a campanha nacional da UGT para esclarecer sobre o DPVAT.

O presidente da UGT-PARANÁ, Paulo Rossi, fez um balanço das ações sindicais e políticas e destacou o crescimento da UGT em todo o território nacional. Além disso, Rossi lembrou que a UGT foi a única central sindical a apoiar a reeleição do governador Beto Richa (PSDB), além de ter colaborado ativamente na eleição de vários parlamentares identificados com as propostas defendidas pela UGT, como a redução da jornada de trabalho - sem redução de salários; o fim do Fator Previdenciário; e a Reforma Política. "Quero em nome do nosso presidente nacional da UGT, Ricardo Patah, enaltecer a confiança de cada companheiro. Só posso retribuir com mais trabalho ainda em prol de todas as entidades filiadas", concluiu Rossi.

O presidente da FEACONSPAR - Federação dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação do Paraná, Manassés Oliveira, elogiou o trabalho que a UGT vem fazendo em defesa das entidades filiadas. Disse ainda do crescimento da UGT, que é uma central que congrega sindicatos de todos os segmentos, pautando suas ações visando o fortalecimento e os direitos da classe trabalhadora.

O presidente da FEMOCLAM, Nilson Pereira, lembrou das ações conjuntas realizadas com a UGT, dentre as quais o projeto de iniciativa popular que acaba com a "máfia das funerárias", em Curitiba. Pela proposta da FEMOCLAM/UGT, acaba-se com o rodízio e a família que perdeu seu ente querido, passa a ter direito à livre escolha. "Atualmente o sistema das funerárias em Curitiba é um verdadeiro crime e desrespeito ao código do consumidor. Apoiamos e queremos que o prefeito Gustavo Fruet (PDT) acabe com esse sistema e permita o direito à livre escolha, e que ele municipalize os serviços funerários", disse Nilson.

Já o presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche, destacou o trabalho e a liderança da UGT no movimento sindical. "A UGT tem dirigentes com um alto nível de conhecimento das causas sociais e que têm contribuído muito para as políticas públicas em nosso estado. Além disso, trago em nome do governador Beto Richa, nosso agradecimento ao apoio fundamental para a vitória nas eleições em outubro". Mounir destacou ainda a parceria que será realizada com a UGT-PARANÁ, para a construção de moradias populares. "Esse convênio ajudará bastante para que o associado ao sindicato possa ter acesso à moradia, e, por isso, contamos com a participação e o envolvimento de todos dirigentes da UGT".

Parceria UGT-PARANÁ/FEMOCLAM e Universal Saúde

Durante o evento foi efetuada uma explanação da parceria com a Universal Saúde que é um sistema de descontos a serviços médicos e exames laboratoriais, sempre com valores abaixo do mercado, destinado principalmente para quem não tem condições de ter plano de saúde privado.

Campanha de esclarecimento do DPVAT

Também foi divulgada a campanha que a UGT realizará em todos os estados com as entidades filiadas, visando o esclarecimento sobre o DPVAT e a forma de como os representados pelas entidades filiadas podem ter acesso a esse seguro em caso de acidente, evitando assim os "atravessadores", que se utilizam da falta de informação dos beneficiários para ganharem dinheiro.

O DPVAT é um seguro pago junto com o IPVA (imposto sobre propriedade de veículos automotivos) para indenizar vítimas de acidentes de trânsito, sejam elas motoristas, passageiros ou pedestres, inclusive estrangeiros. As indenizações pagas pelas seguradoras são posteriormente ressarcidas pelo proprietário do veículo causador do acidente. Se esse veículo não estiver em dia com o seguro, o proprietário, se acidentado, também perde o direito ao DPVAT (que não cobre danos materiais).

Categorizado em: UGT - Paraná,