UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Comércio reage e cresce 1% em outubro, diz IBGE


12/12/2014

As vendas do comércio varejista esboçaram uma reação e cresceram 1% de setembro para outubro, segundo dados divulgados pelo IBGE na manhã desta sexta-feira (12). Em setembro, a alta havia sido menor: 0,4%. Já em agosto, a taxa fora positiva em 1,4%.

 

O volume de vendas do comércio cresceu 1,8% na comparação com outubro de 2013. Com esse resultado, o setor acumula uma expansão de 2,5% de janeiro a outubro.

 

Nos últimos 12 meses encerrados em outubro, as vendas somam uma alta de 3,1%. Analistas esperam que o comércio varejista feche o ano num patamar próximo a esse, muito abaixo do crescimento de anos anteriores, quando o comércio crescia ao redor ou acima de dois dígitos.

 

CONSUMO

O comércio sente os reflexos do esfriamento do consumo das famílias –componente que puxou o PIB do terceiro trimestre para baixo e impediu uma reação maior da economia, que cresceu apenas 1% frente ao segundo trimestre, abaixo das expectativas.

 

Entre as causas desse cenário estão juros maiores, consumidores mais endividados, crédito em desaceleração e sinais de piora do mercado de trabalho. 

 

Fonte: Uol

 


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.