Jornalista alega que 95% dos jovens de Aracati se prostituem e gera revolta na cidade

15/12/2014

O Sindicato dos Comerciários de Aracati, entidade filiada a União Geral dos Trabalhadores no estado do Ceará (UGT-CE) publicou, na última quinta-feira (11), uma nota de repúdio contra as declarações feitas por Tertuliano Petter Siqueira,  jornalista da região, pois, em uma de suas páginas em rede social, o profissional afirmou que 95% dos jovens aracatienses se prostituem.

A infeliz declaração gerou revolta na cidade e fez com que o sindicato fizesse uma série de ações exigindo que, primeiramente, o jornalista prove de onde tirou essa informação e, se comprovado que não existe nenhum estudo ou pesquisa que confirme a veracidade da informação, que este peça desculpas publicamente pelo ocorrido. “Como cidadã de Aracati, mãe, esposa, mulher e filha que sou fiquei indignada com essa declaração, pois tenho duas filhas, que estudam e logo estarão no mercado de trabalho lutando por seus ideais e enfrentando todas as adversidades que sabemos existe em nosso município, principalmente quando falamos de juventude, primeiro emprego, qualificação profissional e as dúvidas que são comuns para a idade, como qual carreira seguir. Este profissional é um formador de opinião e suas palavras têm um peso significativo, principalmente numa cidade de interior como a nossa”, explica Nathalie Aguiar, secretária Geral do Sindicato.

Para a sindicalista, esses dados publicados com base no achismo de um jornalista, para algumas pessoas de má índole, servem apenas para divulgar uma possível região voltada para o turismo sexual, o que é ruim para todos do município. “Algumas pessoas podem alegar que as declarações dele foram feitas em rede social, um veículo de comunicação sem importância, mas para relembrar alguns fatos envolvendo a internet e as redes sociais, em maio deste ano a dona de casa, Fabiane Maria de Jesus, de 33 anos, foi linchada em Guarujá, SP, após ter sua foto divulgada com a afirmação de que ela realizava rituais de magia negra com crianças sequestradas. Ainda este ano, um casal que reside na cidade de Muriaé, Zona da Mata de Minas Gerais, foi vítima de comentários racistas após a publicação de uma imagem no Facebook só porque a jovem negra namora um rapaz branco, então as redes sociais são perigosas sim”, diz Nathalie.

“Como entidade que luta pela ampliação dos direitos da classe trabalhadora e que encontrou dentro da UGT o alicerce para desempenharmos um movimento sindical diferenciado e que rompa as barreiras do capital trabalho, aquele que visa apenas o aumento salarial ou o cumprimento das leis trabalhistas, buscamos depositar nossos esforços também nas ações que têm como objetivo a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, conclui a sindicalista.

As declarações tiveram repercussão tão negativa que hoje, segunda-feira (15), a Câmara Municipal realizará uma sessão para debater a questão e discutir os temas relacionados a juventude local.

Veja abaixo a íntegra do texto:

Por Fábio Ramalho – imprensa UGT

NOTA DE REPÚDIO A POSTAGEM DO JORNALISTA TERTULIANO SIQUEIRA

O Sindicato dos Comerciários de Aracati vem a público, através dessa nota, exigir que o jornalista Tertuliano Petter Siqueira, que publicou em uma de suas páginas em rede social que, 95% dos jovens Aracatienses se prostituem, apresente comprovação em relação a essa informação ou se retrate publicamente em relação a este lastimável fato.

Como uma entidade que tem como objetivo defender a classe trabalhadora e lutar pela ampliação de direitos, este é um fato inadmissível, pois se a afirmação do jornalista tiver fundamento, é preciso que sejam construídas ações que promovam o enfrentamento a todo e qualquer tipo de violência contra menores e, entre todas as formas existentes, a prostituição é a mais grave, pois é a expressão de graves problemas sociais existentes que vão desde a qualidade do ensino público a faltas de oportunidade e colocação no mercado de trabalho.

Contudo, se este profissional se baseou no achismo e não tem como apresentar dados concretos sobre sua afirmação, o Sindicato condena veementemente a publicação feita pelo jornalista e, no mínimo, que este venha a público pedir desculpas, pois, até pela importância de sua função, ele é um formador de opinião e com essa declaração só contribui, negativamente, com juventude local.

Os jovens Aracatienses merecem respeito!

Categorizado em: UGT - Ceará,