UGT participa de Congresso Mundial na África do Sul

17/12/2014

Entre os dias 07 e 10 de dezembro, a Cidade do Cabo, na África do Sul, foi palco do encontro que reuniu representantes do movimento sindical do mundo todo. O IV Congresso Mundial da UniGlobalUnion contou com a presença de lideres sindicais de 180 países, inclusive do Brasil, que teve em sua delegação grande representação da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Sindicato e Federação dos trabalhadores em asseio e conservação (Siemaco e Fenascon).

Moacyr Pereira, secretário de Finanças da UGT, vice-presidente do Comitê Executivo de Serviços à Propriedade da UNI Américas, o presidente do Siemaco SP e da Fenascon, discursou no segundo dia de evento fez um balanço sobre as ações realizadas pelo Comitê, no segmento da limpeza, e os processos de novas filiações ao sindicato global.

O trabalho se intensificou na América Latina desde a realização, em março, da 1ª Conferência Regional do Setor de Serviços à Propriedade. O apoio do Comitê, da UNI Américas e da UNIGlobalUnion aos trabalhadores vem garantindo adesões de sindicatos do Peru, Chile, Bolívia.

Originalmente formado pela Argentina, Brasil e Estados Unidos, o Comitê tem aumentado as suas atividades e, principalmente, apoiado as reivindicações da categoria, nos diferentes países da América Latina. As greves foram o início de um movimento para garantir melhores condições de trabalho e o próximo passo será a articulação dos sindicatos do segmento, em todas as Américas.

Moacyr está negociando pessoalmente a assinatura de um acordo macro global com o Grupo Solvi, cuja matriz fica em solo brasileiro, em São Paulo. “O objetivo é garantir o respeito aos direitos humanos e trabalhistas, principalmente em relação à sindicalização.”, explicou.

Participaram do Congresso, o diretor-geral da OIT (Organização Internacional do Trabalho), Guy Ryder, a secretária-geral da CSI (Confederação Sindical Internacional), Sharan Burrow, o presidente da UniGlobalUnion, Joe de Bruyn, além de autoridades locais.  Ao lado de Moacyr Pereira estiveram na delegação líderes da Fenascon: Paulo Roberto da Silva (Fethemg), Manasses Oliveira da Silva (Feaconspar), Roberto Alves da Silva (Siemaco-ABC), João Gerônimo (Siemaco Curitiba), Márcia Adão (Siemaco-Sp), Marcos Áureo Luis (Sindeac), Maria Donizete Teixeira (Siemaco-Ponta Grossa/Pr) e Derivaldo Alves do Nascimento (Sindibombeiros-SP).